Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Várias pessoas não sabem o que é um alimento orgânico, como ele é produzido, quais são os seus benefícios para a saúde. Com o objetivo de esclarecer essas dúvidas e estimular o “consumo responsável” dos mesmos, será realizado no período de 30 de maio a 3 de junho, em Araguaína, a XI Semana dos Alimentos Orgânicos. Evento tem o apoio da Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria do Planejamento, Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. A semana também será realizada em Palmas e Dianópolis.

O lançamento da semana será nesta segunda-feira, dia 30, no plenário da Câmara Municipal, às 9 horas. No mesmo dia, a partir das 14 horas, será feita exposição de banners abordando o assunto no Centro de Ensino Médio Castelo Branco, no centro. E às 14h30, no mesmo local, será apresentada uma palestra que vai abordar sobre horta orgânica e paisagismo, ministrada pela técnica do Ruraltins Grassumilda Rosado.

Na terça-feira, 31, a programação segue no Colégio da Polícia Militar de Araguaína, às 11h30, com a palestra “A importância do equilíbrio da relação água, solo, animal e sol para sustentabilidade da vida no campo”. À tarde, a partir das 17h30, outra palestra será apresentada aos alunos do colégio, com o tema “Produção de hortaliças no sistema orgânico”.

A semana prossegue com atividades na quarta-feira, 1º de junho, no CEM Castelo Branco, às 8 horas, com uma visita à horta orgânica da escola e demonstrações práticas sobre o preparo de biofertilizantes, além de explanação dinamizada sobre o funcionamento da horta. E a tarde, a programação segue no Colégio da Polícia Militar, às 14h30, também com atividade prática, com preparo do solo e plantio de hortaliças no sistema orgânico.

Na quinta-feira, 2 de junho, as atividades serão na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), a partir das 8h30, com demonstrações práticas sobre o preparo da compostagem, sobre o preparo do bokashi, aquaponia e compostagem em garrafas pet. E às 14h30, no Colégio da Polícia Militar, será feito preparo do solo e plantio de hortaliças no sistema orgânico.

E finalizando, será realizada na próxima sexta-feira, dia 3 de junho, a I Jornada de Comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, durante todo o dia na UFT. Na jornada serão expostos painéis, promovidos debates sobre o meio ambiente e outras atividades.

Semana dos Alimentos Orgânicos

O projeto é realizado anualmente desde 2005, por meio de uma campanha nacional que acontece na última semana do mês de maio.  O objetivo da campanha é esclarecer aos consumidores o que são os produtos orgânicos, quais os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos, estimulando o “consumo responsável”, conceito que implica em sensibilizar o consumidor sobre a responsabilidade e consequências do seu ato de consumo na forma como se organiza e se desenvolve a sociedade.

Durante a campanha, são realizadas atividades em todo o Brasil como seminários, oficinas, cursos, estandes de degustação de produtos orgânicos, além de programação cultural voltadas para a sensibilização e esclarecimento sobre os princípios agroecológicos que fundamentam a produção orgânica.