Campo

Foto: Divulgação

Uma movimentação de R$ 1,014 bilhão em negócios e um público de 60 mil pessoas. Este foi o balanço prévio da 12ª edição da Bahia Farm Show, feira de tecnologia agrícola e negócios que ocorreu entre os dias 24 e 28 de maio, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Os números foram divulgados no final da tarde desse sábado (28) e deverão ser consolidados na próxima segunda-feira (30).

De acordo com o presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Cézar Busato, o resultado é avaliado como positivo diante do cenário da crise econômica nacional e o longo período de estiagem que afetou a safra do Oeste baiano. “Houve uma pequena redução do volume de negócios em relação ao ano passado, quando movimentamos Rnt,033 bilhão, mas o resultado foi muito bom. Acreditávamos que o aumento do volume de negócios ia acontecer somente na irrigação, mas aconteceu, também, no setor de automóveis, de fertilizantes e, principalmente, nos setores de sementes e na pecuária”.

Outros números da feira também merecem destaque. Foram gerados 900 empregos diretos e 1900 indiretos; realizados 25 eventos técnicos, entre palestras, fóruns, workshops e debates. Em relação ao público, a Bahia Farm Show mais uma vez bateu recorde de visitação. No terceiro dia, 19.113 pessoas passaram pelo Complexo. O leilão de gado da Acrioeste movimentou R$ 517 mil.

Além disso, o presidente da Aiba, Júlio Busato, destacou a importância política da feira. “Todos os governadores vieram com o seu secretariado, durante esses quatro anos, prestigiar a Bahia Farm Show. Vieram também quatro ministros da Agricultura que conheceram a agricultura da região, os produtores, suas qualidades e seus problemas também. Foi um avanço muito grande”, concluiu Busato.

Em 2017, a Bahia Farm Show será realizada de 23 a 27 de maio.