Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Carlos Henrique Gaguim (PTN/TO), membro pelo segundo ano consecutivo da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), da Câmara dos Deputados, protocolou Projeto de Lei que cria a política de incentivo a rodução de alimentos livres de agrotóxicos e para os alimentos funcionais.

"Uma alimentação equilibrada garante qualidade de vida e pode evitar diversos problemas de saúde, por isso precisamos incentivar esse cultivo. Regulamentar a produção desses alimentos é importante para os produtores responsáveis e para os cidadãos saberem se realmente estão consumindo um produto sem agrotóxico”, afirmou. 

Atualmente a população busca cada vez mais produtos sem agrotóxicos com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de melhores hábitos alimentares. Quando os hábitos alimentares são adequados, ainda há o risco de danos à saúde em decorrência da ingestão de resíduos de agrotóxicos em alimentos. Regularmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulga dados alarmantes de resíduos de agrotóxicos em frutas e hortaliças, que são alimentos bastante associados a dietas saudáveis.

Além disso, destaca-se também a evolução do conhecimento relacionado aos benefícios da ingestão de alimentos ditos “funcionais”, ou seja, aqueles que não apenas suprem as necessidades nutricionais básicas quando consumidos como parte da dieta habitual, mas que também agregam efeitos metabólitos ou fisiológicos benéficos à saúde, por diminuírem riscos associados a diversas doenças crônicas.

“Propus este projeto com o intuito de incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos e também fomentar a produção dos alimentos funcionais. Tenho certeza que fiscalizando e incentivando estas produções teremos ganhos para o produtor e, principalmente para os cidadãos que irão consumir um alimento saudável”, explicou.