Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

Conhecer as potencialidades do Tocantins e a possibilidade de intercâmbio comercial. Esses foram alguns dos assuntos da audiência entre o governador Marcelo Miranda e o embaixador da República da Belarus, Leonid Krupets, na manhã desta terça-feira, 31, no Palácio Araguaia. Marcelo Miranda disse que a visita é importante e representa o primeiro passo para uma possível parceria.

“O Tocantins é um estado novo e está aberto às boas parcerias que venham promover o desenvolvimento, com geração de emprego e renda, para o nosso povo”, disse o governador, acrescentando que Tocantins e Belarus têm interesses comuns, a exemplo da agricultura, produção de máquinas agrícolas, fertilizantes e o turismo. Segundo os temas discutidos durante a conversa, a perspectiva é transformar o Tocantins em um portal para o comércio exterior, por meio da integração entre o Estado e a República da Belarus.

Leonid Krupets disse que é possível encontrar interesses comuns entre o Tocantins e o seu país e não descartou a possibilidade de parcerias nas áreas da educação, agricultura e indústria. “Belarus se destaca mundialmente na produção de cloreto de potássio e detém cerca de 8% da produção de tratores no mundo e, certamente, esses aspectos aproximam Belarus do Tocantins”, explicou o embaixador, acrescentando que Belarus compra couro de diversos países, o que pode representar também possibilidade de negócio com o Tocantins.

A visita do embaixador ao Estado se estende até a próxima quarta-feira, dia 1º de junho. Leonid Krupets mantém encontros com dirigentes da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Federação da Agricultura e das Indústrias do Estado do Tocantins, além de uma visita à Hidrelétrica de Lajeado.

Participaram da audiência, os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro de Castro; e da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão.