Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcos Filho

O prefeito Ronaldo Dimas participou, na noite do último sábado, 4, da solenidade de abertura oficial da 48ª edição da Exposição Agropecuária de Araguaína – Expoara 2016. Na abertura, o prefeito destacou o potencial agropecuário da cidade e os investimentos em genética. A Prefeitura é parceira do evento, organizado pelo Sindicato Rural, que pretende reunir mais de 250 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 55 milhões em 11 dias de exposição.

A solenidade e abertura contou com a presença do presidente do Sindicato Rural de Araguaína (SRA), Roberto Paulino da Silva, do senador Vicentinho Alves (PR), do secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto, do deputado federal Lázaro Botelho e outras autoridades.

Acompanhadas do presidente do SRA, as autoridades visitaram o stands, a fazendinha e as baias onde ficam os animais expostos na feira. “A Expoara mostra a força da pecuária tocantinense e Araguaína é um expoente disso. A evolução das raças está muito bem demonstrada, os produtores - quase na totalidade locais - têm investido muito em genética, a gente vê na qualidade dos zebuínos expostos aqui, que é reconhecida em todo o Brasil”, ressaltou Ronaldo Dimas.

Durante a visita, o prefeito e o senador receberam a reivindicação de acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), membros do Núcleo de Estudos e Extensão para o desenvolvimento da caprino e ovinocultura (Needeco) que solicitaram incentivos para a instalação de um frigorífico de ovino-caprinos no Estado. “Acho que tem condições do poder público pensar nisso, e junto com o sindicato e outras parcerias, estou colocando o Município de Araguaína à disposição para receber uma estrutura dessas, que vai incentivar o desenvolvimento da produção”, afirmou o prefeito.

O senador Vicentinho Alves também destacou a qualidade do rebanho da região. “A exposição de Araguaína é uma referência para o Tocantins e para o Brasil, a cada vez que venho aqui, posso observar a melhoria da genética, tanto da produção de leite quanto do gado de corte. Todos os produtores da região estão de parabéns pela qualidade dos animais expostos nessa feira”.

O secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Clemente Barros Neto, na oportunidade representando o governador Marcelo Miranda, destacou a importância da feira, não apenas em oferecer lazer, mas qualificação ao homem do campo. “É importante ressaltar as palestras e cursos ofertados durante esse evento, desenvolvido para atender aos grandes e pequenos produtores”, comentou.

O presidente do SRA, Roberto Paulino, agradeceu a parceria da Prefeitura de Araguaína junto ao sindicato, dando o apoio necessário para a realização da feira.

Expoara

A feira será realizada no período de 2 a 12 de junho, no Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína. Dentro da programação está a apresentação de shows nacionais, como Luan Santana, Jads e Jadson, Maiara e Maraísa, Sérgio Reis e Lucas Lucco. A exposição também conta ainda com rodeios, leilões e palestras e a tradicional Cavalgada de Araguaína.