Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Seguindo mobilização a nível nacional, integrantes do Movimento dos Trabalhares Sem Terra (MS), do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), da Federação dos Trabalhadores do Estado do Tocantins (Fetaet),  Movimento dos Atingidos Pela Barragem (MAB), Alternativa Para a Pequena Agricultura no Tocantins (APATO), Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e da Coordenação dos Quilombolas no Tocantins, juntaram-se e ocupam desde às 7 horas desta quinta-feira, 9, a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Superintendência em Palmas/TO.

Antônio Marcos é integrante do MST e informou ao Conexão Tocantins que entre as pautas está o não reconhecimento do Governo Federal comandado por Michel Temer. Os movimentos declaram serem contrários a extinção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ao retrocesso da agricultura familiar camponesa. “Não reconhecemos esse governo ilegítimo e golpista”, afirmou Marcos.

Uma medida provisória extinguiu os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que passaram a ter as atividades unificadas no novo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. 

Judite da Rocha é integrante do MAB e confirmou as reivindicações. “Fora Temer. Queremos a volta do MDA mas não da forma que esse governo está tratando as questões das políticas de campo”, afirmou. De acordo com ela, “estamos perdendo direitos conquistados”, frisou.

Segundo o integrante do MST, a proposta é que o Incra permaneça ocupado até a sexta-feira, 10, quando será realizado às 16 horas, em Palmas, um ato puxado pela Frente Brasil Popular. “Na qual os trabalhadores rurais vão se juntar para dizer não ao governo Michel Temer”, disse. 

Incra 

O Incra informou aguardar apresentação de pauta pelos movimentos sociais e sindicais do campo e informou também aguardar a desocupação do prédio público para dialogar com os representantes dos movimentos. 

O Instituto esclareceu que já solicitou a reintegração de posse de sua unidade e que o atendimento ao público foi suspenso por tempo indeterminado. (Matéria atualizada às 14h16min)