Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Lia Mara

O Simplifica Tocantins lançado na noite dessa quinta-feira, 9, pelo governador Marcelo Miranda, vai facilitar a vida do empreendedor tocantinense: proporcionando inovação tecnológica, desburocratização, agilidade na abertura, alteração e baixa de empresas no Tocantins. Com a iniciativa, a abertura de uma empresa pode ser concluída em até 24 horas.

De acordo com o governador Marcelo Miranda, o principal objetivo do Simplifica, implantado pelo Governo do Estado, por meio da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), é contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado e dos municípios integrados ao novo sistema. “Ao facilitar a formalização de novas empresas, estamos atraindo novos investidores para o Estado. Com isso, facilitamos a vida de quem quer investir, promovemos o desenvolvimento econômico e geramos emprego e renda”, disse. 

Com o novo sistema, a abertura de uma empresa pode ser concluída em até 24 horas. A estratégia usada pela ferramenta é a da integração entre os dados cadastrais da Receita Federal do Brasil e os diversos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O programa também disponibiliza as informações na internet, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso. 

Todos os processos para abertura alteração e baixa de empresas serão feito por meio do envio de um único documento para Jucetins. O canal é o Portal Simplifica Tocantins (www.simplifica.to.gov.br). A ferramenta disponibilizada virtualmente, em um ambiente integrado, interativo e de fácil acesso, faz a integração entre os dados cadastrais. 

Para o presidente da Jucetins, Carlos Alberto, o Simplifica Tocantins é uma demonstração do avanço do Estado para atrair novos empresários. "Nossa expectativa é fazer com que o Tocantins adquira os primeiros lugares no ranking nacional de cadastro de empresas. Hoje [quinta, 9], lançamos o Simplifica Tocantins e o portal Jucetins Digital, instrumentos que, com certeza, vão proporcionar esse avanço", apontou.

Prêmio Arara Azul

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda recebeu o troféu Sebrae Arara Azul. A homenagem foi concedida pelo Sebrae Tocantins e objetiva reconhecer personalidades que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios no Estado. 

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, uma das entidades parceiras do evento, Omar Hennemann, a homenagem concedida ao governador é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido. “Nós buscamos premiar, homenagear pessoas que  notadamente ajudam no desenvolvimento dos pequenos negócios. Homenageamos o governador Marcelo Miranda, que tem uma postura de contribuir e criar um ambiente favorável para esse desenvolvimento”, ressaltou. 

Parceiros 

O Projeto, que é executado pela Jucetins, tendo como objetivos acabar com a burocratização, facilitar ao empresário o acesso aos diversos órgãos e fornecer informações essenciais para a legalização do seu negócio conta com o apoio do Governo do Estado e instituições que integram o Projeto Simplifica Tocantins. Entre esses parceiros estão: Receita Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e prefeituras municipais.

Termos 

Para formalização do Simplifica Tocantins foram assinados termos de adesão entre a Jucetins e as instituições parceiras; termo de compromisso entre o Governo do Estado e o Conselho Regional de Contabilidade; termos de cooperação entre a Jucetins e a Defensoria Pública do Estado do Tocantins, Tribunal de Contas do Estado do Tocantins e a Receita Federal; e termo de cooperação técnica entre a Jucetins e o Sebrae.