Educação

Foto: Elias Oliveira

Educadores que estudam pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) devem ficar atentos às datas de início e término do período das aulas presenciais dos cursos. A Gerência de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) informa que as aulas iniciarão no dia quatro de julho, em todos os campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), e terminarão no dia seis de agosto.

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) é um programa criado pelo Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009, que foi implantado em regime de cooperação entre instituições de ensino superior (no caso do Tocantins, a UFT), estados e municípios.

De acordo com a gerente de Formação e Desenvolvimento de Pessoas da Seduc, Maria Eunice Costa Rodrigues, os cursos do Parfor já estão em andamento e este será o início de mais uma etapa da formação para os professores da educação básica. A gestora destaca, ainda, que não ocorrerão atrasos nas aulas das escolas da rede estadual, uma vez que o período presencial da formação termina ao final da primeira semana letiva do segundo semestre.

“Os professores/alunos devem ficar atentos quanto ao início das aulas. As Diretorias Regionais de Educação (DRE) devem orientar as escolas para que os alunos não sejam prejudicados na primeira semana de aula, uma vez que o 2º semestre inicia no dia primeiro de agosto, uma semana antes do final das aulas presencias do Parfor”, complementou.

Para os educadores que precisarem de mais informações, a Seduc disponibilizou o telefone da Gerência de Formação e Desenvolvimento de Pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, pelos números 3218 1460 ou 3218 1445.