Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Joatan Silva

Foto: Joatan Silva

Com proposta de incentivar o desenvolvimento da cultura da seringueira no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com Governo Federal, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sindicato Rural de Araguaína  realizam, neste sábado, 11, a partir das 9h, o Encontro Técnico da Heveicultura (cultura relacionada ao cultivo da seringueira). O evento acontece, na Fazenda Novo Horizonte, município de Santa Fé do Araguaia. 

De acordo com o gerente de Agroenergia e Florestas da Seagro, Carlos Manuel Carvalho Carreira, a região norte do Tocantins vem se destacando na silvicultura, com uma significativa área plantada de seringais e considerável número de produtores. “Os produtores estão formando uma associação e atualmente enfrentam dificuldades relacionadas, principalmente, ao manejo do seringal, controle de doenças e custos de produção, informações que serão transmitidas para os produtores, durante o evento”, esclarece o gerente. 

O encontro ocorrerá em uma propriedade que possui um grande seringal. No local, os produtores rurais e interessados pela cultura serão orientados sobre as questões acima citadas, objeto de suas maiores demandas.

Programação

Dia 11

9h – Palestra: Implantação, condução e gerenciamento do seringal - Palestrante: Dra Elaine Gonçalves da Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios de São Paulo (APTA);

11h – Palestra: Gestão de Custos de produção da Heveicultura- Palestrante: Dra Marli Dias Mascarenha do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA).

14h – Visita de campo com momento aberto para discussões e sanar dúvidas.