Cultura

Foto: Divulgação

A Aldeia Jiquitaia já está montada em Palmas. O território de encontro da arte e da cultura abre sua nona edição no dia 15 junho, quarta-feira, com o show do grupo Viola Quebrada, do Paraná. A apresentação será às 20h no Teatro Sesc Palmas, situado na 502 Norte, na Capital. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Isso é só início de uma jornada mágica e plena de beleza e encantamento. A Aldeia Jiquitaia está recheada de atrações nas mais variadas áreas do fazer artístico e cultural. A mostra vai oferecer espetáculos teatrais, dança, cinema, exposições, oficinas e intervenção urbana. Toda a sua programação está disponível no www.sescto.com.br.

As “aldeias” são eventos feitos pelo Sesc em todo Brasil, respeitando a cultura e as tradições de cada região. O objetivo é unir o diálogo e as trocas de experiência entre espetáculos do Projeto Palco Giratório e atividades regionais, dando espaço para todas as linguagens artísticas trabalhadas no Sesc. “A aldeia é a oportunidade para a comunidade ter acesso às manifestações culturais e oferecer espaço para o debate, a reflexão e a experimentação da arte e da cultura. O Sesc quer conhecer e mapear as manifestações locais, aperfeiçoando o trabalho dos grupos do nosso estado. É um local onde se encontra o brasileiro e o regional, o contemporâneo e o tradicional, onde são admitidas todas as linguagens”, explica a coordenadora de cultura do Sesc, Ana Isabel Friedlander.

O nome da mostra cultural do Sesc vem de uma formiga de cor avermelhada, dona de uma picada ardida, também conhecida por formiga-lava-pés. Jiquitaia pode ser também o nome de um passo de uma dança folclórica tocantinense, chamada sússia. Com origem no período colonial, a dança era feita nas horas de descanso e diversão, após os dias de trabalho dos escravos. Ao som de tambores e cuícas, os participantes formam uma roda e fazem movimentos alegres, sensuais, e cheios de ritmo. O nome jiquitaia vinha justamente das tais formigas que incomodavam os trabalhadores na roça. Para se livrar delas, eles sapateavam, sacudiam as roupas e mexiam freneticamente o corpo.

A nona edição da Aldeia Jiquitaia acontece de 15 a 25 de junho no Centro de Atividades do Sesc Palmas (502 Norte), no Parque Cesamar e em Taquaruçu. A entrada é gratuita para todas as atividades.