Cultura

Foto: Lucas Nascimento

Cerca de 20 componentes do Balé Popular do Tocantins irá representar o Estado no Festival Internacional de Dança de Goiás realizado em Goiânia, de 28 de junho a 3 de julho, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer. O grupo foi o único do Tocantins a ser classificado para a competição que terá a participação de companhias renomadas com o The Royal Ballet Of Flanders, da Bélgica.

O Balé Popular do Tocantins é um projeto da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) criado com o objetivo de promover o desenvolvimento integral dos estudantes através do estudo teórico e prático da dança.  Atualmente são atendidos cerca de 80 alunos das instituições de ensino de Palmas. O grupo é coordenado pelos professores Jefferson Marques e Márcia Sommer.

Em 2015, ano de estreia do Balé Popular no Festival de Goiás, a companhia tocantinense alcançou duas premiações: 2º lugar na modalidade balé clássico solo avançado e 3º lugar em danças populares de conjunto, também na categoria avançado. De acordo com Jefferson Marques, a pretensão do grupo é alcançar resultados ainda melhores nesta edição.  “No ano passado, o nível dos nossos alunos não deixou a desejar e competimos em igualdade com os demais bailarinos. Este ano tivemos uma evolução considerável e a expectativa é ter uma colocação superior”, frisa.

Além das mostras competitivas, com prêmios que chegam a R$ 15 mil, a programação do Festival Internacional oportuniza aos jovens bailarinos a participação em oficinas, workshops, além de audições para a concessão de bolsas de estudo em escolas de dança do exterior.  “A relevância do evento não é apenas a competição, mas também a oportunidade de vivenciar experiências com grandes nomes da dança mundial e a chance de ser selecionado por programas de bolsas em escolas de outros países”, destaca Jefferson.