Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação Seduc

O Balé Popular do Tocantins, projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), venceu no Festival Internacional de Dança de Goiás na categoria juvenil, idade entre 16 e 18 anos. O grupo foi premiado com o primeiro lugar, em danças populares, com a coreografia “Me Leve”, de Maicon Cardoso; e o segundo lugar, com dança contemporânea com a coreografia “Homem com H”, de João Vicente. O festival teve início no dia 5, em Goiânia e as competições entre os grupos continuam até sábado, 8.

O professor e coreógrafo Jefferson Marques comenta sobre a competição. “Estamos confiantes e satisfeitos com os resultados alcançados até o momento. Esperamos que todos estejam felizes e consigam passar, ao entrarem no palco, essa sensação à plateia. O resultado é consequência de toda uma dedicação ao trabalho com ensaios e compromisso de todas as equipes”, comentou. 

O Tocantins levou à competição as seguintes coreografias, com seus respectivos autores: Apenas me abrace, de Maicon Cardoso; Homem com H, de João Vicente; Alerta Vermelho, Diego Neves e elenco; Me sinto bem, de Maicon Cardoso; O que habita, de Émerson Magalhães; Âmago, de Jefferson Marques; Me leve, de Maicon Cardoso; Meu Gibi, de Maicon Cardoso; Intangível, de Luiz Felipe; Projeta-me, de João Vitor e Diego Neves; Lhe possuo, de Maicon Cardoso; Deus Íris, de Jefferson Marques.

Ao todo, participam do festival 58 bailarinos, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso e da Escola Estadual Rachel de Queiroz de Palmas, acompanhados de oito professores.

O Festival

O Festival Internacional de Dança de Goiás é uma realização do Studio Dançarte, em parceria com o Governo de Goiás e o Conselho Brasileiro da Dança (CBDD). Bailarinos de todo o Brasil estão apresentando coreografias de ballet clássico, dança contemporânea, jazz, sapateado, danças urbanas, danças populares e estilo livre. O Balé Popular está competindo nas categorias infantil e juvenil com as coreografias: Encontros e Despedidas; Um Novo Tempo; Pool Party; O Retorno e O Arraiá das Bailarinas.