Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Medrado vinha enfrentando problemas de saúde desde 2012 Medrado vinha enfrentando problemas de saúde desde 2012

O médico e ex-secretário da Saúde do Estado do Tocantins, Eduardo Novaes Medrado Santos, faleceu na noite desta segunda-feira, 20, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, onde estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) há 36 dias. Ele enfrentava problemas com a diabete e estava com insuficiência renal.

Medrado foi secretário da Saúde na segunda gestão do ex-governador Siqueira Campos e foi um dos defensores da vinda dos médicos cubanos para o Tocantins para atuar no Programa Saúde da Família. 

Clínico geral, destacado profissional e cidadão tocantinense, com ampla experiência em gestão de saúde, Eduardo Medrado também atuou como secretário de Saúde do município de Araguaína na gestão do prefeito Valuar Barros.

O presidente do Instituto Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Nicolau Esteves, lamentou a morte do médico. “O dr. Eduardo Medrado foi um grande parceiro da implantação e do fortalecimento da FAHESA/ITPAC na região, além de contribuição ímpar pela saúde tocantinense”, afirmou Esteves.

Durante as comemorações dos 15 anos da FAHESA/ITPAC, Eduardo Medrado foi homenageado e o campus de Araguaína recebeu o seu nome como forma de agradecimento por tudo o que foi feito pela instituição e pela cidade.

Quem também lamentou a morte do médico, foi o deputado federal de Araguaina/TO, Lázaro Botelho (PP). “Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Eduardo Medrado”, afirmou o deputado por meio de nota conjunta assinada também pela sua esposa, deputada estadual Valderez Castelo Branco (PP).

Eduardo Medrado deixa sua esposa Dra. Esmeralda e seus filhos Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio.

O velório ocorrerá nesta segunda-feira, 20, a partir das 23h, na Igreja Santíssima Trindade, em Araguaína.

Confira abaixo as notas de pesar.

Nota de Pesar Governador Marcelo Miranda 

Falecimento Dr. Eduardo Medrado

“Além de um profissional de renome, o Tocantins perde um gestor de grandes serviços prestados ao setor da Saúde. Eduardo Medrado deixa um legado de contribuição ao Tocantins e ao povo tocantinense. Aos familiares, as nossas condolências neste momento de dor.

Que as orações recebidas e a fé em Cristo sejam os alicerces da família neste momento de dor”.

Marcelo Miranda 

Governador do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Kátia Abreu 

Com profundo pesar aliamo-nos as manifestações de sentimento da população do Tocantins pela perda irreparável do doutor Eduardo Medrado ex-secretário de saúde do estado e batalhador incansável pelo bem do estado e de sua gente. Amigo, pai, decente e homem probo, doutor Eduardo deixa como legado exemplo de homem público de conduta irreparável é que fará falta certamente aos tocantinense.

Kátia Abreu

Senadora da República

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Paulo Mourão

O deputado estadual Paulo Mourão lamenta profundamente o falecimento do médico e ex-secretário de Estado da Saúde, Eduardo Novaes Medrado, ocorrido no final da tarde desta segunda-feira, dia 20, na cidade de Araguaína.

Eduardo Medrado prestou relevantes serviços à saúde do Tocantins, no período em que esteve à frente da pasta como Secretário de Estado.

Pai de família honrado e profissional ético, ele sempre colaborou com seus conhecimentos, dedicando sua vida à medicina e a saúde pública. 

Enviamos aos familiares e amigos  nossas condolências e pedimos a Deus que conforte seus corações,  neste momento de dor, rogando ao Criador para que o tenha em um bom lugar na morada eterna.

 Palmas, 20 de junho de 2016

Paulo Mourão

Deputada Estadual

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Araguaína 

A Prefeitura de Araguaína manifesta pesar pelo falecimento do médico e ex-secretário da Saúde do Estado e deste Município Eduardo Novaes Medrado Santos, ocorrido às 18h30 desta segunda-feira, 20, no Hospital Dom Orione, em Araguaína, devido a insuficiência renal e edema pulmonar.

Medrado dedicou grande parte de seus 70 anos à nossa Araguaína, contribuindo para o desenvolvimento da cidade. Homem sério e honrado, deixa uma lacuna aos que conviveram e tiveram o privilégio de trabalhar com ele.

O velório será na Igreja Santíssima Trindade, também em Araguaína, a partir das 23 horas. O sepultamento está previsto para as 17 horas desta terça-feira, no Cemitério Jardim das Paineiras.  

Reiteramos respeito e solidariedade à esposa, dra. Esmeralda, e seus quatro filhos, familiares e amigos. Que Deus dê força e sabedoria para superar a dor neste momento. 

Ronaldo Dimas

Prefeito

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota Deputado Vilmar (SD)

O falecimento do doutor e ex-secretário de Saúde Eduardo Medrado causa profundo pesar a todos que conheceram a sua história de gerenciamento com excelência da saúde do Estado e do seu cuidado com a humanização nos atendimentos. Eduardo deixa um legado de referência na gestão da saúde não só para Araguaína, cidade onde morava e também foi secretário, mas para todo o Tocantins.

Neste momento de dor, rogo a Deus que traga o conforto que somente Ele pode dar à sua esposa Dra. Esmeralda, e a seus filhos, Fernando, Eduardo, Helena e Sérgio.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota Democratas Araguaína

O Democratas de Araguaína lamenta com pesar a perda de um dos maiores nomes na história da saúde no estado do Tocantins e na cidade de Araguaína. Eduardo Medrado revolucionou a saúde, proporcionando atendimento digno às populações  Tocantinenses, como  também dos estados vizinhos , Pará, Maranhão e Piauí.  

Para Araguaína, dentre relevantes serviços prestados, Medrado trouxe o ITPAC, as UPAS, as unidades básicas de saúde, o hospital municipal e com competência, cobrava atendimento de qualidade quando gestor da saúde municipal, tornando Araguaína polo de saúde na região norte do Brasil.

Medrado pautou sempre pela ética profissional e respeito ao ser humano, legado esse que deverá ser seguido por todos aqueles que presenciaram o seu trabalho em vida.

Que Deus o receba de braços abertos e que conforte a família neste momento de muita dor.

Hélter Dantas

Presidente do Democratas em Araguaína

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar

Em nome de todos os gestores municipais de Saúde do Estado Tocantins, é com profundo sentimento e solidariedade à família, que o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO) lamenta o falecimento do Dr. Eduardo Novais Medrado. Profissional sério e dedicado,  prestou relevante trabalho ao Tocantins, deixando grande legado para novas gerações na área da Saúde.  Dr. Eduardo Novais Medrado, que presidiu o Cosems-TO, no período de 2009 a 2012, deixou  lições  de gestão e coerência ideológica a todos nós.  Que Deus o acolha e conforte sua esposa, Drª Esmeralda e seus filhos, Eduardo, Fernando, Helena e Sérgio neste momento de tristeza e dor

Vânio Rodrigues de Souza

Presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governo do Tocantins

Secretaria de Estado da Saúde

Nota de Pesar

A Secretaria de Estado da Saúde lamenta profundamente a morte do ex-secretário de Estado da Saúde e também secretário municipal de saúde de Araguaína o médico Eduardo Medrado, nesta segunda-feira, 20. Dr. Eduardo Medrado foi primordial para a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Tocantins, sendo um dos responsáveis pela organização das redes de saúde existente no Estado.

O Ex-secretário foi um visionário de um SUS verdadeiro, atual e para todos. Trabalhou para a saúde dos tocantinenses por cerca de 10 anos nos períodos de 1989 – 1990 e  de 1995 a novembro de 2002.

Servidores e amigos se solidarizam com a dor da família e agradece o grande empenho e dedicação que Dr. Eduardo Medrado demonstrou para com a saúde da população tocantinense e de outros estados vizinhos, tornando a saúde pública tocantinense referência para região, deixando realizações que estão na história do SUS.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins

Nota de pesar pelo falecimento do médico Eduardo Medrado

O superintendente e demais funcionários do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT/UFT) lamentam o falecimento do médico Eduardo Novaes Medrado Santos, ocorrido no final da tarde desta segunda-feira (20), no Hospital Dom Orione, em Araguaína (TO). Medrado teve parte de sua carreira profissional dedicada à gestão na área da saúde, e em sua trajetória teve participação na implantação do HDT; acreditou no projeto e buscou meios para a instalação do hospital na região. Toda a equipe do hospital se solidariza com a família do médico neste momento de perda.