Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

Durante a solenidade de abertura da segunda edição do Protege Tocantins 2016, ocorrida na tarde dessa quarta-feira, 22, no auditório do Palácio Araguaia em Palmas, foram apresentados os 89 alunos soldados convocados recentemente pelo Governo do Estado para compor, após o curso de formação, o quadro de praças do Corpo de Bombeiros Militares do Tocantins. A solenidade contou também com a presença do governador Marcelo Miranda e dos comandantes-gerais dos Bombeiros dos estados que compõem a Amazônia Legal. 

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros no Tocantins, coronel Dodsley Yuri Tenório Vargas, após o curso de formação, os novos integrantes deverão ingressar nas equipes de militares em uma das sete unidades do Corpo de Bombeiros instaladas no Tocantins. “Depois de todo o treinamento, aulas práticas e teóricas, estes novos integrantes farão parte da corporação tocantinense”, afirmou. Para o major bombeiro Maxuell dos Santos de Souza, comandante da Academia de Bombeiros Militares do Tocantins, a duração do curso de formação é de oito meses, com encerramento previsto para março de 2017. “Durante as aulas, os novos alunos vão cumprir a derradeira etapa do edital do último concurso realizado, devendo aprender sobre as atividades inerentes do bombeiro militar, como combate a incêndios, atendimentos em emergências, entre outros”, afirmou. 

Expectativas 

Integrante da equipe de alunos soldados, o ex-carteiro Dearley Soares de Carvalho, 27, está confiante. Na preparação, ele afirma que estudou cerca de seis horas por dia e aguardou mais de dois anos para ser convocado. “Eu já havia sido reprovado no teste de aptidão física da Polícia Militar, mas agora me sinto muito feliz em mudar de profissão e poder integrar uma instituição tão conceituada pela população, que é o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins”, afirmou. Já a bacharel em Enfermagem, Tayanna Cursino Ribeiro Olebar, 27 anos, precisou vencer desafios para que pudesse integrar a equipe dos novos alunos soldados. “Tive que aprender a nadar e tirar minha carteira de habilitação. Acredito que esta é uma nova fase da minha vida e estou muito feliz em integrar a corporação e superar as minhas limitações”, afirmou.

 Protege

O Protege 2016 faz parte da Semana do Bombeiro, comemorada anualmente pela corporação. No ciclo de palestras, o conferencista Paulo Storani, consultor dos filmes Tropa de Elite 1 e 2, ministrou a  palestra Construindo uma Tropa de Elite. Dentro da programação do Protege, acontecem simultaneamente o 2º Simpósio Estadual de Bombeiros do Tocantins, a Reunião de Comandantes-gerais da Amazônia Legal, a cerimônia de premiação dos bombeiros vencedores do 1º Concurso de Fotografia Bombeiro em Foco, a Cerimônia de Formatura do Curso de Mergulho Autônomo (Cmaut) e a Prova Bombeiro de Aço. O evento, que está em sua 2ª edição, discutirá protocolos e políticas nacionais de bombeiro e apresentará novos equipamentos e técnicas de trabalho.