Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Carlessandro Souza

Novo Acordo, localizada a 115 km de Palmas fechou o ciclo de audiências públicas contra o trabalho infantil da caravana da região do Jalapão. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 24, na Câmara de vereadores da cidade, e, é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) e do Fórum Tocantinense de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem (Fetipa).

Ao contrário de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde foram registrados índices de trabalho infantil nas cidades tocantinenses, em Novo Acordo não foi detectado nenhum caso de criança trabalhando. “O que não nos impede de continuar discutindo e debatendo o assunto e manter esse dado”, afirmou a secretária da Setas, Patrícia do Amaral.

Em discurso, o prefeito de Novo Acordo, José Coelho Neto disse que o município se empenha em combater o trabalho infantil principalmente porque cerca de 50% das famílias da cidade recebem benefícios dos programas sociais, o que permite aos atendidos o cumprimento das normativas imputadas pelos programas, como a obrigatoriedade dos alunos frequentar a sala de aula.

“Obviamente que não poderemos transferir a responsabilidade para a escola. Nós, agentes públicos deveremos estimular os pais e responsáveis a ensinar boa conduta às crianças ainda dentro de casa, como por exemplo, pedir licença quando um adulto estiver conversando, pedir desculpas. É dentro da nossa casa que ensinamos as nossas crianças a serem solidárias e construir um mundo melhor e combater qualquer abuso”, afirmou o prefeito.

Sobre a participação da sociedade civil e pública no desenvolvimento das políticas para a criança e adolescente, a secretária Patrícia Amaral disse que “para vivermos em coletividade temos de ter nossa parcela de contribuição, com uma política integrada, descentralizada”, acrescentando que, a parceria do conselho tutelar é de fundamental importância no combate ao trabalho infantil, pois são estes profissionais que conseguem identificar, orientar quando as crianças são afligidas. “De mãos dadas somos mais fortes juntos”, disse.

Exemplo

Alcemir Eugênio Oliveira de Moraes, 14 anos, parabenizou a audiência pública e partilhou das suas experiências na ajuda doméstica. Ele defende que os adolescentes devem ajudar os pais em casa. “Muitas vezes chego em casa cedo e faço o almoço, varro a casa para minha mãe, e após fazer a tarefa da escola, ajudo o meu pai com outros afazeres”, confidenciou.

Elogios

O prefeito de Novo Acordo, José Coelho Neto elogiou a audiência dizendo que este foi um momento ímpar na história de Novo Acordo. Estendendo o compromisso do Governador Marcelo Miranda em tratar do futuro das crianças, levando-a ao conceito de cidadão, de homem de bem.