Economia

Foto: Divulgação

Representantes de indústrias que buscam de uma visão estratégica sobre o comércio exterior participaram da capacitação de Formação de Preço da Exportação realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) nesta segunda-feira, 27/06, das 14 às 22 horas, em sua sede em Palmas/TO. A iniciativa visa possibilitar a inserção estruturada e planejada das indústrias no mercado global, reduzindo os riscos existentes.

A capacitação teve o objetivo de apresentar aos participantes aspectos gerais da exportação, tratamento tributário, condições de compra, venda e formação de preço de exportação, com a finalidade de preparar a entrada de empresas no mercado exterior.

O mestre em Gestão Portuária e instrutor da capacitação, Guilherme Bergman Borges Vieira, diz que “na realidade o curso possui duas etapas. Primeira etapa é: como transformar um preço de mercado interno em preço para exportação, e a segunda é como verificar a competitividade desse preço formado no mercado de destino”, explica Bergman.

Wilanildo de Almeida Pinheiro, proprietário da Pamonharia Paraíso, localizada em Palmas, conta que teve a oportunidade de exportar seus produtos para Massachusets, Estados Unidos, e como não tinha nenhuma experiência com exportação, procurou se informar sobre o assunto e descobriu que a Fieto oferecia a capacitação.