Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O ministro dos Transportes, Maurício Quintella, estará em Araguaína nessa quinta-feira, 30, para o lançamento do trecho da BR-153 entre Wanderlândia e Presidente Kennedy recentemente recapeado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Às 11 horas da manhã, o ministro segue para uma reunião com empresários e autoridades políticas no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto).

A Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) participará do encontro e aproveitará a presença de Maurício Quintella para cobrar uma solução para o Aeroporto de Araguaína que precisa ser ampliado.

Segundo informação da Prefeitura de Araguaína, durante reunião com a Aciara no mês de maio, já existe um projeto pronto de regionalização do aeroporto da cidade, orçado em R$ 60 milhões, devidamente aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com recurso empenhado junto à Secretaria Nacional de Aviação Civil. 

Basta, segundo a Aciara, apenas uma ordem de serviço da Presidência da República para o início das obras.

O presidente da Aciara, Márcio Parente, lembra que foi acordada a constituição de uma comissão com representantes da entidade, do município e do Estado para pleitear a celeridade dos trâmites junto ao Governo Federal, mas a situação pode avançar já na próxima quinta.

“Vamos unir forças à Prefeitura e cobrar uma solução definitiva para o aeroporto. Apenas um voo opera em Araguaína atualmente e toda a população, assim como a classe empresarial, acumula prejuízos com isso”.

A Aciara também abordará a necessidade da instalação imediata de equipamentos, na ordem de R$ 2 milhões, para que aeronaves de maior porte possam descer na cidade. Há a expectativa de que a empresa Azul retome rotas para Araguaína. A companhia aérea já teria dado entrada no pedido junto à Anac.