Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foi publicado no Diário da Justiça Eleitoral desta quinta-feira, 30, o edital n° 02/2016 nomeando os mesários que irão atuar nas eleições 2016 na 17ª Zona Eleitoral de Taguatinga, que abrange ainda os municípios de Aurora do Tocantins, Lavandeira e Ponte Alta do Bom Jesus. Para conferir a relação dos nomeados clique aqui.

O mesário que não comparecer ao local, em dia e hora determinados para a realização do pleito, sem justa causa apresentada até 30 dias após, incorrerá na pena de multa prevista na legislação eleitoral.

Neste ano as eleições serão realizadas em 1º turno no dia 2 de outubro. Cerca de 12 mil mesários deverão auxiliar a Justiça Eleitoral durante esse processo.

Quem pode ser mesário

Para ser mesário é necessário ter mais de 18 anos, não ser candidato ou ter qualquer relação com partidos políticos e não desempenhar cargos de confiança no Executivo, ser autoridade ou agente policial.

Vantagens

Além de contribuir com a democracia, o cidadão que atua como mesário voluntário terá garantido dois dias de dispensa do serviço, público ou privado, por cada dia trabalhado nas eleições e de treinamento. Para alunos de Faculdades e Universidades as horas trabalhadas contam como atividade extracurricular, além de servir como critério de desempate em concurso público, quando estabelecido no edital.