Estado

Com objetivo de elencar as demandas e gargalos do setor de Turismo e propor novas ações, o Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) foi implantado pela Fecomércio Tocantins ainda no mês de abril. Contudo nessa quarta-feira, dia 6 de julho, será oficializada a criação do Cetur por meio de cerimônia onde será dado posse a diretoria eleita e aos membros dos conselhos efetivo e consultivo. O evento acontece no auditório da Fecomércio, às 19 horas. 

A solenidade contará com a presença do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio.  

A diretoria do Cetur é composta pelo presidente eleito, Itelvino Pisoni (Fecomércio), pelo vice-presidente, José Ernesto Betelli (Abrasel), pelo coordenador técnico, Antônio Malan (Abbtur) e pela secretária executiva, Otávia Sotero (Fecomércio). São membros efetivos do conselho as seguintes entidades: Fecomércio, Sindhorbs, Abav, Abih, Abrasel, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio, Fieto, Sebrae, Palmas Conventions & Visitors Bureau, Abla, Abrajet, Abbtur, ATTR e Ajee. Já o conselho consultivo é formado por: Banco da Amazônia, Caixa Econômica Federal, Naturatins, Universidade Federal do Tocantins, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Aprotur, Unitins, Agência Municipal de Turismo (Agtur) e Fundação Cultural.

Para o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, a criação deste conselho implicará em melhorias para o setor de Turismo no Estado. “A missão do Cetur é fomentar os negócios voltados ao Turismo. Com isso, o trade ficará fortalecido e terá um apoio, já que este conselho tem como base os próprios empresários. O Tocantins é cheio de potencialidades turísticas, mas possui ainda dificuldades, principalmente no que diz respeito a mão de obra e a infraestrutura. Nós iremos propor e oferecer novas oportunidades, com base em nossa diversidade”, explicou.

O Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) é um órgão que tem caráter consultivo e propositivo. Ele é composto por representantes de entidades que estão ligadas a toda rede que envolve o setor de turismo. O intuito deste conselho é fomentar e desenvolver o setor no Estado, por meio de ações e projetos desenvolvidos em conjunto por todas as esferas, pública e privada.

Por: Redação

Tags: Cetur, Fecomércio, Itelvino Pisoni