Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona

Foto: Maradona

Com o tema “Fortalecimento e Difusão da Tradição Quilombola”, a programação da 3ª Festa da Rapadura, que será realizada nos dias 8 e 9 de julho, na Comunidade do povoado do Prata, no Jalapão, a 386 km de Palmas, reunirá representantes das comunidades quilombolas da região e contará com apresentações de artistas  dessas comunidades, como forma de valorizar e divulgar a cultura e as tradições do Jalapão. 

Na programação vários artistas locais se apresentarão como a dupla Jalapão e Tocantins - do povoado Boa Esperança -, de Dona Santinha - do povoado Mumbuca, que recebeu, pelo Ministério da Cultura, o prêmio de Mestre de Cantigas Antigas de Roda Chata, e o grupo Caretas que fará uma apresentação no ultimo dia da Festa da Rapadura.

“A proposta é valorizar o artista local e fortalecer a cultura que eles têm. É uma forma de reconhecer a importância desses artistas. As belezas naturais do Jalapão são muito conhecidas, inclusive deram visibilidade ao Estado até fora do país, mas o povo quilombola, que vive lá, ficou esquecido.”, considerou uma das representantes das comunidades, Ilana Cardoso, enfatizando a importância do apoio do Estado em dar visibilidade ao evento.

Durante o evento, os visitantes poderão ainda conhecer todo o processo de fabricação da rapadura, que é realizado de forma tradicional a exemplo da moagem da cana em engenhos típicos de madeira e uso de tração animal. Na programação da festa serão realizadas visitas aos atrativos turísticos do Jalapão, além de rodadas de conversa e apresentações de peça de teatro, desfile, repente e músicas regionais. Na local também funcionará uma feirinha com venda de artesanatos, alimentos e, em especial, a rapadura produzida de pela comunidade.

Turismo de Base Comunitária

A comunidade oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o Turismo de Base Comunitária, onde os moradores dispõem de acomodação  em ambiente familiar para os visitantes.

Para reservar as acomodações para a 3ª Festa da Rapadura pode entrar em contato com a associação pelo telefone (63) 99963-3700.

Promoção

O evento é realizado pela Associação dos Artesãos e Pequenos Produtores Rurais do Povoado do Prata, o evento conta com diversos parceiros e com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Programação

Sexta-feira, dia 8.

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

12h – Almoço típico quilombola

14h – Rodada de Conversa

16h – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

17h – Visita a feira de artesanato e gastronomia local

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural

Sábado, dia 9.

08h – Café da manhã do quilombo tradicional

09h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

10h - Rodada de Conversa

12h – Almoço típico quilombola

14h – Demonstrações de moagem de cana-de-açúcar

15h30 – Roteiro de Turismo de Base Comunitária

19h – Jantar típico quilombola

20h – Noite cultural