Polí­tica

Foto: Divulgação

Liderada pelo presidente da Comissão do Esporte, deputado federal César Halum (PRB/TO) uma comitiva de parlamentares participará de missão oficial durante os dias 11 a 15 de julho, com o objetivo de acompanhar os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade 2016, sediados na Turquia. A iniciativa do requerimento foi do deputado Fábio Mitidieri (PSD/SE), que diante da atual discussão do Plano Nacional do Desporto, na Câmara dos Deputados, acredita ser de extrema importância que o colegiado acompanhe os jogos estudantis em nível mundial.  

Halum defende que a Comissão do Esporte tem papel importantíssimo de atuar no acompanhamento da formação esportiva dos jovens brasileiros. “Esse grande evento vai ao encontro da nossa discussão do Plano Nacional do Desporto, e lá teremos a oportunidade de entender melhor como a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) atua na preparação dos nossos jovens atletas, além de tomar como exemplo e trazer para o Brasil os principais sistemas esportivos escolares do mundo”, disse.

A elaboração do Plano Nacional do Desporto tem sido tema de destaque nas discussões da Comissão do Esporte, além do consenso sobre a importância de investimento e organização da base do desporto, que é o desporto escolar. Dentre os parlamentares que acompanharão os jogos mundiais, o presidente da CESPO, deputado César Halum; o autor do requerimento deputado Fábio Mitidieri; além dos membros da Comissão, Evandro Roman, Professora Dorinha Seabra Rezende e Roberto Góes, após a visita in loco, irão trazer importantes impressões e colaborações para fundamentar o desenvolvimento do texto-base que irá compor o Plano Nacional do Desporto brasileiro.

Os Jogos Mundiais Escolares – Gymnasiade – foram iniciados em 1976 e, desde então, ocorrem de três em três anos com participação de estudantes de todo o mundo. Esse é um evento esportivo organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). Participam das diversas modalidades esportivas jovens de 13 a 17 anos.

Na oportunidade, os deputados também conhecerão a capacidade de execução técnica e representatividade internacional da CBDE, além da atuação no processo de formação esportiva de jovens atletas. A delegação brasileira que participará do Gymnasiade 2016 é composta por cerca de 250 pessoas, entre equipe técnica e atletas. Os jovens brasileiros irão competir em nove modalidades: atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, judô, Karatê, natação, xadrez e tênis. Está prevista também uma audiência com o presidente da Federação de Futebol da Turquia, além do encontro com autoridades do País. 

Por: Redação

Tags: Atividade Parlamentar, César Halum, PRB