Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Julho já chegou! É época de férias escolares e muitas famílias aproveitam para curtir acampamentos e praias, lazer que o Tocantins oferece em abundância. Toda forma de diversão é válida, mas segundo especialistas do Hospital Geral de Palmas (HGP), os cuidados com a saúde devem ser preservados também durante o lazer. Com a temperatura perto do 40º, clima seco e quente, a ingestão de líquido, cuidados com alimentação, a não exposição excessiva ao sol e a proteção com uso de bloqueadores solar são essenciais para evitar insolação, queda ou alta da pressão arterial, situações de tonturas, desidratação, infecção intestinal, entre outras complicações.

No período quente é preciso cuidado redobrado com a alimentação e a hidratação para não prejudicar o organismo. Este é o alerta da nutricionista clínica do HGP, Paola Guerra. “Manter o corpo hidratado com muita água, água de coco e sucos naturais é essencial. Para as pessoas que gostam de ingerir bebida alcoólica, o ideal é intercalar uma garrafinha de água ou suco natural entre uma dose e outra, para evitar a ressaca no outro dia e minimizar os danos ao fígado”, recomenda.

Para quem vai acampar, escolher frutas, legumes e todas as opções mais naturais possíveis é o mais aconselhado, segundo Paola, devido as opções de acondicionamento dos alimentos que acabam sendo expostos a uma temperatura muito alta e, consequentemente, perdendo propriedades ou alterando substâncias. “É necessário alimentação de três em três horas, seja no trabalho, passeio ou festas. Carregue frutas secas, castanhas, barrinhas de cereais ou até mesmo água de coco. São alimentos simples, fáceis de carregar e abastecem o organismo”, orienta.

Para a população que for curtir córregos, rios, cachoeiras e praias, a pele exigirá um cuidado especial, segundo o dermatologista do HGP, José Tarciso da Silva. “O principal cuidado é com o sol, deve-se evitar exposição direta, com uso de guarda-sol, bonés, chapéus e sempre usar o protetor solar, sem esquecer da reaplicação a cada duas horas. Para quem vai entrar na água ou transpira muito, este prazo é menor. Existem protetores solares que não saem facilmente na água e há também roupas adequadas para quem gosta de esportes náuticos”, destacou.

Além dos cuidados com a alimentação, hidratação e pele, o cardiologista intervencionista, médico do HGP, Ibsen Suetônio Trindade, explica que a aferição da pressão arterial é fundamental, principalmente em hipertensos. “O calor excessivo provoca a baixa da pressão arterial, por isso recomenda-se que a aferição seja feita com maior frequência, pois os sintomas da alta e baixa da pressão arterial costumam ser os mesmos”, destacou.

Dicas gerais

- Beber de 2 a 3 litros de água durante o dia para não desidratar;

- Evitar bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo;

- Comer frutas, verduras e legumes ricos em água como pepino, melancia, melão, abacaxi e maçã;

- Evitar exposição solar direta nas horas de muito calor, entre as 9 e 16 horas;

- Usar chapéu ou boné e roupas leves e claras;

- Passar protetor solar 20 minutos antes de sair de casa e repassar de 2 em 2 horas, principalmente se for à praia;

- Evitar permanecer em locais fechados e sem ventilação.