Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Comissão de Educação da Câmara aprovou três emendas da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A primeira emenda é para apoio técnico, material e financeiro para construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliários para escolas da educação infantil, fundamental e médio. Essa emenda também atende as populações do campo, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e educação de jovens e adultos.

A segunda emenda trata de ações de apoio a planos de reestruturação e expansão de instituições federais de ensino superior, que garanta o completo aproveitamento das estruturas, bem como adequação e modernização da estrutura acadêmica e física das instituições. No Tocantins, a deputada Professora Dorinha tem sido uma parceira da Universidade Federal do Tocantins, com a apresentação de emendas para obras de expansão e reestruturação da instituição e também para a construção do Hospital Universitário.

E a terceira é sobre o funcionamento de instituições federais de educação profissional e tecnológica, com ações de ampliação, reforma e adaptação da estrutura, bem como aquisição e reposição de materiais que contribuam para o seu pleno funcionamento.

A deputada professora Dorinha conseguiu assegurar no Plano Plurianual (PPA) o recurso de R$ 45 milhões para o processo de implantação de mais institutos federais no Tocantins no fim do ano passado. Ela também é autora do Projeto de Lei 3.613/15 que cria campi do Instituto Federal de Científico e Tecnológico do Tocantins (IFTO) nos municípios de Guaraí, Miracema do Tocantins, Palmeirópolis, Taguatinga e Xambioá.