Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Fotografias divulgadas nas redes sociais, nessa segunda-feira, 11, mostram uma paciente no Hospital Geral de Palmas (HGP), deitada sobre um lençol estendido no chão do hospital. De acordo com informações não oficiais, a paciente estaria há mais de três dias no hospital aguardando por atendimento. 

A decisão da paciente em deitar-se sobre lençol no chão teria sido por não haver leitos disponíveis no HGP, pela demora no atendimento e por estar de jejum há mais de 48 horas.

Segundo informações, a paciente estaria aguardando um exame que demanda urgência. "Não encontramos leitos porque não tem colchões. Eu estou deitada no chão tomando soro, correndo risco de pegar uma infecção porque ninguém não está nem aí pra mim", são possíveis afirmações da paciente, que foram divulgadas nas redes sociais.

A Secretaria Estadual de Saúde esclareceu ao Conexão Tocantins que há grande demanda de pacientes no pronto socorro do HGP, provocada, sobretudo, por vítimas de acidentes de trânsito e por casos que poderiam ser atendidos em unidades de menor complexidade. "Mas mesmo assim não mede esforços para atender com qualidade e agilidade a todos os pacientes", sustenta a Sesau.

A Secretaria de Saúde informou que já está investigando a situação da paciente fotografada no chão. "Uma vez que não orienta, nem permite essa prática e informa que esta paciente foi devidamente acomodada em maca o mais rápido possível e, inclusive, já recebeu alta", informou.