Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fábio Gamba

Foto: Fábio Gamba

Na temporada de praia 2016, além da licença da praia, os visitantes que gostam da atividade de pesca precisam estar atentos às suas licenças. E neste ano, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está percorrendo os acampamentos e colhendo a assinatura do responsável pelo grupo em um Termo de Compromisso Ambiental.

A ação foi iniciada as margens do rio Araguaia, no município de Araguacema, na última quinta-feira, 7, durante a operação de sensibilização dos visitantes. O objetivo é colaborar para segurança dos cidadãos e a proteção do meio ambiente. Com a assinatura do Termo, o responsável pelo grupo acampado assume o compromisso de manter a limpeza do local e a remoção da estrutura montada, para entrega do espaço da mesma forma que recebeu, no momento de sua partida.

Outra finalidade é alertar o visitante das orientações, que não devem ser esquecidas, quando o cidadão entra em contato com a natureza, para evitar a aproximação de animais silvestres, como a limpeza de pescado próximo a áreas de banho e a alocação inadequada de restos de alimentos ou do lixo produzido, que podem ser atrativos de todo tipo de espécie silvestre.

Em Araguacema, na extensão do rio Araguaia, o Naturatins iniciou a sinalização, com placas indicativas da possível presença de jacarés, em alguns pontos. Nelas também há orientações de como evitar a aproximação do animal. Outro modelo, indica o local proibido para atividades recreativas, especialmente nadar. Todas serão instaladas em locais de maior profundeza e pouca movimentação.

Mesmo na temporada de praia, outras operações de fiscalização continuam sendo realizadas, como o uso de recursos naturais, o desmatamento de matas ciliares, o uso do fogo, além da captura e tráfico de animais silvestres e o transporte ilegal de pescados.

Tempo de férias

Na temporada de férias, outra opção de lazer bastante procurada são os parques, com várias atividades que incentivam a presença de visitantes. Equipes esportivas buscam essa opção para realização de corridas de trilhas de ciclismo, competições de atletas que praticam corrida nas serras, com uma programação variada. Algumas unidades recebem comitivas de apoio voluntário.

No Tocantins, é período de calor, seca e fortes ventos. Tanto em acampamentos nas praias, como próximo aos parques e serras é necessário estar atento. Além da equipe que vem atuando na renovação do Protocolo do Fogo junto aos municípios, técnicos percorrem municípios, com oficinas de sensibilização, formando grupos de vigilantes ambientais voluntários, dentro das comunidades.

O Naturatins publicou, em junho, no Diário Oficial do Estado nº 4.639, a Portaria/Naturatins nº 162/2016, que determina a suspensão da emissão e vigência das autorizações ambientais de queima controlada, até 30 de outubro, deste ano.

Mas para o Instituto, a atitude que vai fazer a diferença é a do cidadão. Para informar irregularidades ou crime ambiental, qualquer pessoa pode usar o canal sigiloso e gratuito do Naturatins, ligando para o Linha Verde 0800 63 1155.