Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) realiza pela primeira vez a medição de vazão e qualidade da água do Rio Azuis, considerado uns dos menores do mundo por ter apenas 143 metros de extensão e derramar 0,5 m³ (metros cúbicos) de água por segundo. A coleta ocorre nesta semana e será realizada pela equipe técnica de hidrometeorologia da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos.

O objetivo é coletar dados precisos para medir a vazão anual do rio, além de monitorar se a seca que atinge a região Sudeste do Tocantins afeta o seu corpo hídrico. Recentemente, os técnicos estiveram no Rio Azuis para realizar uma vistoria prévia.

Para realizar o trabalho de campo serão utilizados os novos equipamentos adquiridos pela Semarh, por meio da Agência Nacional de Águas (ANA), incluindo sondas multiparâmetro, que enviam os dados para as 31 Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) distribuídas em pontos estratégicos do estado.

O gerente de Hidrometeorologia, Lorenzo Rigo Holsbach, ressalta que as novas ações para conhecer as bacias hidrográficas do Tocantins fazem parte do plano estratégico da Semarh. “É importante conhecermos o que temos para realizarmos um monitoramente de quantidade e qualidade eficiente”, afirma.

Rio Azuis

O rio está situado às margens da rodovia TO-110, bem próximo ao limite intermunicipal entre Aurora do Tocantins e Taguatinga. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e da América Latina e o terceiro menor rio do mundo, segundo o Guinness Book. Possui uma vazão de aproximadamente 11.000 litros de água por segundo, com águas transparentes com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.