Campo

Foto: Manoel Junior A Seagro realiza ações contínuas junto aos produtores voltadas para o melhoramento genético A Seagro realiza ações contínuas junto aos produtores voltadas para o melhoramento genético

O Governo do Estado realiza, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com as empresas Alta Genética e Zoetis, o Workshop em gado de corte (Genética e Reprodução) - Etapa Tocantins. O evento acontece nos dias 26, 27 e 28, em Araguaína, Paraíso e Gurupi, respectivamente. Na programação estão previstas palestras e discussões sobre o tema. A Seagro faz a abertura dos encontros com a palestra “Políticas Públicas para a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense”.

O objetivo é mostrar que a genética e a reprodução são pilares para a maximização da produção com animais superiores, já visto no cenário estadual, onde a técnica de inseminação artificial tem crescido acima da média nacional, mostrando o potencial produtivo do Tocantins com vários incentivos políticos.

De acordo com a diretora de Políticas para a Pecuária da Seagro, a médica veterinária Érika Jardim, em 2016 foram realizadas várias ações para incentivar a melhoria do padrão genético dos rebanhos bovinos do Tocantins, tais como: cursos de inseminação artificial, seminário para sensibilização do Programa Progenética, visita técnica em uma propriedade que produz touros melhorados, além de realizar inseminação em tempo fixo em 250 matrizes. 

“Com essas ações, cada vez mais pecuaristas têm acesso às tecnologias que promovem a melhoria da qualidade genética, o que contribui para democratização do acesso à genética animal, melhorando significativamente o padrão genético dos rebanhos bovinos tocantinenses”, afirmou Érika Jardim.

Programação

- Araguaína, 26, Hotel Executivo

- Paraíso, 27, Auditório da Acip

- Gurupi, 28, Di Nápoli Plaza Hotel

- 13h às 13h15 - Políticas públicas para melhoria da qualidade genética do rebanho bovino tocantinense (Seagro/Dipec)

- 13h15 às 14h15 – Plano Genético Zebu – Como realizar para aumentar a produtividade (Rafael Mazão - Alta)

- 14h15 às 15h15 – Plano Genético: Cruzamento industrial – Formas para aumentar a lucratividade (Adriano Rúbio - Alta)

- 15h15h às 16h15h – Como os marcadores moleculares (Clarifide) podem auxiliar no processo de seleção de animais superiores (Bruno Figueiras - Zoetis)

- 16h15 às 16h45 – Caso regional: Melhoramento Genético (PMGZ) Fazenda Vale do Boi – (Ricardo José de Andrade) 

- 16h45 às 17h15 – Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

- 17h15h às 17h30 – Coffee Break

- 17h30 às 18h30 – IATF - Como obter resultado acima da média (Bruno Filgueras - Zoetis)

- 18h30h às 19h30 – Manejo reprodutivo atual em vaca e novilhas de corte (Manoel Sá Filho - Alta)

- 19h30 às 20h – Quais os benefícios gerados pelo programa ConceptPlus (Manoel Sá Filho)

- 20h às 20h30 - Discussões dados regionais – Como podemos melhorá-los? (Mesa redonda)

- 20h30 – Encerramento