Educação

Foto: Divulgação A BNCC deixará claro 60% dos conhecimentos essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na Educação Básica A BNCC deixará claro 60% dos conhecimentos essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na Educação Básica

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) planeja para os próximos dias 9 e 10 de agosto, na Escola de Tempo Integral Padre Josimo Tavares, o Seminário da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste primeiro momento, a Secretaria está entrando em contato com os professores participantes das discussões da segunda versão do documento, que trata dos objetivos de aprendizagem das diferentes etapas da educação.

No evento, estão previstas oficinas pedagógicas, debates e mesas redondas. Como resultado dos seminários realizados em todo o País, será produzido um relatório, que será encaminhado para o Comitê Executivo Nacional, constituído pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Segundo a secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Sechim, a BNCC deixará claro 60% dos conhecimentos essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso durante a sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na creche até o final do Ensino Médio. “Os 40% restantes serão definidos pelos estados e municípios, atendendo às especificidades e características regionais. Com ela, os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica. Este é um antigo anseio da comunidade educacional no Brasil”, afirmou.

A lista dos participantes está disponível no link: http://seduc.to.gov.br/formacao/seminario-estadual-base-nacional-comum-curricular-/.