Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Nara Moura

Um total de 355 produtos vencidos e descartados em seguida, foi encontrado em 199 barracas fiscalizadas pelo Procon Tocantins em 16 municípios praianos. Esse é o saldo da Ação Procon nas Praias, nas principais praias do Estado nesta temporada de veraneio no Tocantins. No último final de semana, os fiscais do órgão orientaram comerciantes e consumidores que estiveram em Pau D’Arco (Praia da Fofoca) e Pedro Afonso (Praia Rio Sono). A Praia do Prata, a mais frequentada da Capital, também foi vistoriada na semana passada. 

Para o superintendente, Nelito Cavalcante, o balanço da ação “é muito positivo”. Ele enfatizou: “As equipes do Procon percorreram todas as praias de maior concentração de público e a sociedade está agradecida pelo trabalho. Essa é uma marca do governo Marcelo Miranda e tenho certeza absoluta que o Procon vai dar continuidade a esse trabalho”.

De acordo com Nelito, as ações de fiscalização acontecerão também em outros eventos do Estado. “O Procon estará  presente em todas as datas que tenham relação consumerista, principalmente em julho, mês em que os turistas mais frequentam o Tocantins. Ganham fornecedor e consumidor. O fornecedor porque foi esclarecido daquilo que é correto e o consumidor, que paga um preço justo”, destacou o superintendente. 

Praia da Fofoca

Dirley Ferreira de Oliveira, comerciante há 10 anos na Praia da Fofoca, em Pau D’Arco, distante cerca de 445 quilômetros de Palmas, fala da importância do trabalho. “A ação do Procon é muito boa porque esclarece, faz a gente entender o que tá errado pra não repetir o erro,” disse.

Ariane Ferreira da Cunha, 19 anos, neta de dona Dirley Ferreira, participou da palestra que o órgão realizou ainda em maio no município, com orientações a respeito dos direitos do consumidor nas praias. “Foi muito importante, pois aprendemos coisas que ainda não sabíamos e foi fundamental para que a gente pudesse crescer ainda mais nesta praia. Nós não sabíamos que era importante especificar os preços dos produtos, o que facilitou ainda mais as nossas vendas na temporada”, explicou. 

Turista do município paraense Rio Maria, Ireni dos Santos Rodrigues, costureira de 51 anos, ressaltou a relevância da vistoria. “A fiscalização tem que continuar porque mostra nossos direitos. Tem muita gente que se aproveita da falta de informação. O consumidor tem que ser respeitado na praia e em todos os lugares”, falou.

Praia Rio Sono

Proprietária de barraca na Praia Rio Sono, em Pedro Afonso, a 178 quilômetros da Capital, Antônia Bezerra Figueiredo, 64 anos, há 12 como comerciante no local, elogiou a iniciativa da ação. “É ótimo porque se tiver alguma falha no nosso atendimento temos mais uma orientação pra gente trabalhar certo”, disse.

De Paraíso do Tocantins, Cleiton Porto Chaves, analista de suporte técnico de 25 anos, falou da importância da ação neste momento de crise. “Acho de grande valor porque estamos vivendo uma crise econômica onde tudo está tendo aumento e o Procon ajuda os consumidores finais, de modo que possamos vir e usufruir, com atendimento de qualidade. Com a fiscalização, o comerciante vai ficar receoso e  respeitar o turista”, enfatizou.

O gerente de Fiscalização do Procon Tocantins, Magno Silva Pinto, observa que houve uma sensível melhora quanto à precificação em relação ao  ano passado.  E diz: “Constatou-se que quase 80% dos estabelecimentos disponibilizaram aos consumidores cardápios ou tabela de preços, e o armazenamento e condicionamentos dos produtos, na maioria dos estabelecimentos, estavam feitos de forma correta.”

“Avalio essa operação como satisfatória, uma vez que foram retirados 355 produtos vencidos de circulação, que poderiam trazer sérios riscos à saúde dos consumidores”, finalizou.

Resumo

A operação Procon nas Praias 2016 esteve presente em 16 praias nas cidades de: Porto Nacional, Lagoa da Confusão, Araguanã, Araguacema, Caseara, Aliança do Tocantins, Peixe, Juarina, Bernardo Sayão, Tupiratins, Palmeirante, Araguatins, Tocantinópolis, Palmas, Pau D’Arco e Pedro Afonso.

Foram fiscalizadas e vistoriadas 199 barracas; 20 hotéis e pousadas, 14 guichês de embarcação. Produtos vencidos: cerveja (a campeã de infração), cigarros, salgados, pipocas, creme de leite, água mineral, água de coco, energéticos, refrigerantes.

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor é vinculada à Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju).