Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Graças ao convênio entre o Conselho dos Tribunais de Justiça e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), oito tribunais estaduais aderiram ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o TJTO esteve presente durante a assinatura do termo de implantação.

O evento foi realizado na última terça-feira (26/7) no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e contou com a presença das cortes estaduais das demais unidades interessadas na implantação do SEI: Tribunais de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Piauí (TJPI), Rio Grande do Sul (TJRS), de Pernambuco (TJPE), Roraima (TJRR), Sergipe (TJSE) e Rondônia (TJRO).

Representando o Judiciário tocantinense durante a cerimônia, o diretor de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Giralde, afirmou que desde a sua implantação no TJTO, o SEI vem propiciando agilidade e desburocratização na tramitação dos documentos e processos internos. “Com certeza é um marco para a Justiça tocantinense que hoje é seguida como modelo por vários tribunais estaduais”, afirmou.

No Tribunal do Tocantins, o SEI foi implantando em 2011 e desde então se tornou uma ferramenta importante na tramitação e gestão dos processos administrativos. E para mostrar às unidades interessadas todos os avanços tecnológicos alcançados com o Sistema, a Diretoria de Comunicação do TJTO produziu um Zap Justiça, que foi exibido durante a cerimônia.

O SEI já é utilizado por mais de 60 órgãos públicos no Brasil, incluindo o TJTO, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal Militar (STM) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Nos dias 24 e 25 de agosto, o TJTO receberá os membros representantes dos tribunais participantes do convênio para apresentar os detalhes de como foi feita a implementação do SEI no Tocantins, dessa forma, o Tribunal participará efetivamente, oferecendo suporte e apoio às unidades interessadas.