Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Doutora Glória Teixeira é pesquisadora de referência internacional

Doutora Glória Teixeira é pesquisadora de referência internacional Foto: Bruno Dias Abrasco

Foto: Bruno Dias Abrasco Doutora Glória Teixeira é pesquisadora de referência internacional Doutora Glória Teixeira é pesquisadora de referência internacional

Profissionais da saúde e estudantes de medicina participam nessa sexta-feira, 29, de palestra ministrada pela doutora Glória Teixeira, pesquisadora de referência internacional dos fatores que condicionam a ocorrência e gravidade das infecções produzidas pelo mosquito Aedes aegypti. A palestra se inicia às 8h30min na Fundação Escola de Saúde Pública (Fesp), em Palmas, e aborda o tema “Dengue, Chikungunya e Zika: Pandemias em Progresso”.

O coordenador da Sala Estadual de Enfrentamento contra o Aedes, Evesson Farias, explica que a palestrante realiza pesquisas sobre a evolução da dengue, zika e chikungunya e estuda fatores que podem levar ao agravamento de casos dessas três doenças. Em razão do conhecimento técnico da pesquisadora, para nós é uma oportunidade de nos manter atualizados sobre os avanços das pesquisas envolvendo essas doenças”, completa.

Somente neste ano em todo o Estado foram confirmados 4.915 casos de dengue e 1.304 casos de zika. Nenhum caso foi confirmado de chikungunya até o momento.

Palestrante

O Grupo de Investigação que Glória Teixeira conduz pesquisas voltadas para identificação de fatores de risco para desenvolvimento da Febre Hemorrágica da Dengue (FHD). Fazem parte da pesquisa alunos de graduação, mestrado e doutorado, bem como pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, dentre elas, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Evandro Chagas, o Case Western University e o London School Hygiene Tropical Medicine.

Os interessados devem confirmar presença por meio do endereço eletrônico nep.svps@gmail.com e para mais informações pode ser contatado o telefone 3218- 3268.

Glória Teixeira é Professora Associada IV do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). As principais linhas de investigação dedicadas são Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, especialmente das arboviroses.