Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Elizeu Oliveira

O governador Marcelo Miranda vistoriou nesta sexta-feira, 29, as obras da Alça Viária Sul-Norte, em Palmas, que tem o objetivo de interligar quadras da região norte e sul de Palmas e as rodovias TO-010, TO-050 e TO-080.

Iniciadas há apenas dez dias, as obras já estão a todo vapor. “A expectativa é de que possamos entregar a primeira etapa até o dia 20 dezembro”, afirmou Marcelo Miranda, destacando ainda os avanços já detectados e os benefícios que a nova via irá proporcionar. “Dez dias e já conseguimos ver uma movimentação extraordinária. Palmas será contemplada com uma grande obra, esse anel viário vem nos dar segurança na mobilidade urbana criando uma nova rota para caminhões”, explicou.

As oportunidades geradas pela Alça Viária também foram lembradas pelo gestor estadual. “Nós estamos ainda proporcionando oportunidades, só aqui nesta obra foram criados mais de 500 postos de trabalho, num país que vive um tempo de reflexões, estamos dando passos para nos afastar da crise com criatividade e por meio de parcerias”, disse.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos, Sérgio Leão, afirmou que a celeridade das obras é uma determinação do governador. “As carretas de nove até 12 eixos estão correndo dentro da cidade de Palmas em razão da interdição da ponte de Porto Nacional, o governador então determinou a retomada dessa obra para que houvesse o deslocamento do tráfego pesado dentro da Capital, solicitando ainda que isso acontecesse com a maior agilidade possível”, concluiu.

O valor do contrato para execução das obras da Alça Viária é de R$ 129 milhões. Metade deste valor (R$ 64,5 milhões) será financiado pela Caixa Econômica Federal e a outra metade é contrapartida do Tesouro Estadual.

Até o momento, já foram realizados os serviços de desmatamento da área, iniciados os procedimentos de drenagem e feitas as linhas de tubo para serem instalados no canteiro central. A ponte Brejo Comprido também já teve seus serviços iniciados, onde já foram feitas as locações e está sendo executada a escavação das tubulações.