Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação
  • Nas redes sociais, professores e amigos de Lêda pedem o seu retorno ao Cmei
  • Dispensa foi publicada no Diário Oficial do dia 1° de julho

A exoneração de uma diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Cantinho do Saber está dando o que falar. O Diário Oficial de Palmas do dia 1° de julho trouxe a exoneração de Lêda Lira Costa Barbosa, diretora há sete anos naquele CMEI e professores e comunidade realizam ações no sentido de contestar o ato e protestar pela permanência de Leda a frente do Centro de Educação Infantil, localizado na Quadra 612 Sul, em Palmas. Segundo familiares das crianças que usufruem do Centro de Educação, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) não apresentou justificativas convincentes para o desligamento da diretora.

Uma professora da unidade, que não iremos identificar, informou ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 29, que um dos atos foi a criação de uma petição a qual, contendo 485 assinaturas - de professores, pais de alunos, servidores, comunidade - foi protocolada no gabinete da Semed, no início do mês de julho. Ainda de acordo com a professora, aconteceu um ato de repúdio também no início do mês de julho, através das redes sociais. Memes, mensagens e nota de repúdio pediam explicações e o retorno da diretora Leda a direção do CMEI. 

Outro ato será uma manifestação a ser realizada no dia 1° de agosto na porta do CMEI, a partir das 7 horas. No protesto, serão colhidas mais assinaturas. "Exigimos uma explicação plausível para sua retirada do cargo. Uma vez que a mesma não foi comunicada e de forma desumana simplesmente foi publicada (a exoneração) no Diário Oficial. Acredito que a retirada do cargo da gestão da Lêda tenha sido perseguição política", afirmou a professora. 

Ao Conexão Tocantins, Lêda contou estar a frente do CMEI Cantinho do Saber desde sua implantação em Palmas e que foi uma das lutadoras pela construção do Centro de Educação. "Aí tem sete anos que a gente está a frente desse CMEI. Aí saiu no Diário Oficial, no dia 1° de julho, que eu tinha sido dispensada do cargo. Então eu só fiquei sabendo no dia 2 até porque eu estava de férias. Já tinha três anos que eu não tirava férias. Tinha sempre alguma coisa: ou reforma ou licitação e eu nunca tirava férias e aí quando tirei fui pega de surpresa e também a comunidade", afirmou. 

Ainda de acordo com Lêda, do dia 1° ao dia 7 de julho, ela buscou por respostas junto a pasta da Educação em Palmas, para saber o porquê da dispensa. "Ficamos buscando respostas do porque ser dispensada de um cargo que até estava indo tudo bem", disse. Segundo Lêda Lira, disseram a ela que a exoneração seria por questões administrativas e a secretária da Educação em Palmas teria dito a diretora que a dispensa foi por questões técnicas. "A comunidade deu entrada num abaixo-assinado mas eles até agora não deram respostas. Professores se mobilizaram nas redes sociais querendo respostas", informou.  

Lêda disse ser possível tratar-se de perseguição. "Olha eu não sei nem falar, não sei explicar, mas acredito que sim porque eu não faço política em escola. A gente faz eventos, as festas e ninguém toca em nome de político nenhum, mas acredito que seja uma espécie de perseguição", frisou. 

Mãe de aluno 

A mãe de um aluno no CMEI Cantinho do Saber, Joelma Costa, disse ao Conexão Tocantins ter ficado preocupada com a situação, uma vez que, a gestão de Lêda Lira atendia todos os requisitos. "Encontrava uma gestão como se fosse uma extensão do meu lar. Lugar muito acolhedor e peguei ela por duas vezes limpando lote, capinando com enxada a frente do CMEI. Achei ruim porque a gente via que ela dava o sangue pelo CMEI", lamentou. 

Para Joelma, a equipe do CMEI Cantinho do Saber sempre foi unida. "E essa união passa para os nossos filhos. Tiraram ela por qual motivo? Se ela está lá por sete anos é porque estava dando certo e porque que não deu mais certo? Se trocou tem que dar motivo!", questiona. 

Joelma Costa reforçou que a diretora atua no CMEI Cantinho do Saber desde sua implantação. "Ela pegou do chão, desde o começo, e estava dando certo. A equipe gosta dela e eu como mãe tenho que apoiar", salientou.

A dispensa de Lêda Lira Costa Barbosa foi assinada pelo prefeito de Palmas, Carlos Amastha, e secretário de Governo e Relações Político-Sociais, Adir Cardoso Gentil. Na mesma data foi dispensada também a diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho da Alegria, Deusirene Rodrigues Tavares Soares.  

O Conexão Tocantins solicitou e aguarda posicionamento da Secretaria Municipal da Educação (Semed).