Educação

Foto: Elias Oliveira

Nesta segunda-feira, 1º de agosto, recomeçam as aulas para os 176 mil estudantes de 530 escolas vinculadas à rede estadual de ensino. O segundo semestre de 2016, conforme o calendário escolar, seguirá até o dia 17 de dezembro.

Sob a gestão da professora Wanessa Sechim, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem elaborando, desde o mês de julho, o planejamento estratégico para fortalecer o sistema de ensino e aprendizagem do Tocantins. O processo está em sua primeira fase, de conscientização das equipes técnicas da Secretaria. Já a partir do mês de agosto, têm início as reuniões setoriais, junto às Diretorias Regionais de Educação (DRE).

“Com este planejamento, nós pretendemos retomar o foco da educação tocantinense. Precisamos ter em mente sempre que a nossa responsabilidade são as escolas, os alunos e os professores”, destacou a secretária.

Vagas remanescentes

De acordo com levantamento feito pela Seduc, ainda estão disponíveis 105.934 vagas na rede estadual de ensino para quem deseja fazer sua transferência ou se matricular em uma das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os interessados devem procurar as secretarias das respectivas unidades escolares.

Para efetuar a matrícula na EJA, o aluno deverá comparecer à secretaria da escola com cópias da carteira de identidade, uma foto 3x4, histórico escolar do ensino fundamental e comprovante de residência.

Já para o caso de transferência escolar, ou troca de turno, os alunos (ou seus responsáveis) devem procurar a escola, para obter mais informações e a documentação necessária.