Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Francisco Alves Jalapão Jalapão
  • Rio Azuis,Aurora
  • Região do Cantão
  • Praia do Sono - Pedro Afonso
  • Ilha do Bananal

A temporada de férias do mês de julho está chegando ao fim, mas o verão tocantinense continua firme até meados do mês de outubro, período ideal para aproveitar e conhecer as muitas belezas naturais e os lugares paradisíacos que o Tocantins oferece para os seus moradores e turistas.

Para garantir tranquilidade, segurança e lazer dos visitantes, o Governo do Estado tem investido em diversas áreas, como infraestrutura das estradas, conservação e preservação ambiental de rios e florestas e na promoção do turismo, que tem se mostrado uma importante fonte de renda para as famílias e os municípios que possuem esses recursos naturais.

Listamos abaixo dez sugestões de lugares incríveis para você curtir durante o período de verão no Tocantins. Outras informações sobre os locais citados podem ser conferidas no site www.turismo.to.gov.br.

1 - Jalapão

O Jalapão é um dos principais destinos do ecoturismo do País. A região encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado, com direito a dunas alaranjadas, rios encachoeirados, nascentes e impressionantes formações rochosas.

A maioria dos atrativos está localizada nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Os atrativos garantem diversão o ano inteiro, seja no período chuvoso ou no deestiagem, de acordo com o perfil e o interesse do turista. Para os mais aventureiros, a região é ideal para prática de esportes, entre eles o rafting, a canoagem, o rapel, e as trilhas a pé e de bicicleta.

2 - Ilha do Bananal

A Ilha do Bananal é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, nas divisas com Goiás e Mato Grosso, na planície do Cantão, integrando os seguintes municípios tocantinenses: Pium, Caseara, Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Marianópolis.

A fauna e a flora intocadas lembram o pantanal mato-grossense e na maior parte do ano, grande parte da ilha fica inundada. Para entrar na ilha, é necessária a autorização dos órgãos federais Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), que mantém um escritório em Pium; ou da Fundação Nacional do Índio (Funai), cuja sede está localizada em Palmas.

Um dos grandes atrativos para os turistas é a emoção da pesca esportiva, podendo-se fisgar grandes exemplares de pirararas,pirarucus, surubins e caranhas, entre outros.

3 – Praias e Lagos do Cantão

Quem procura turismo de aventura, ecoturismo e observação da fauna e flora não pode deixar de conhecer um dos cenários naturais mais incríveis do Brasil. A região do chamado Cantão abriga rios, florestas e uma rica biodiversidade, guardando imensas riquezas naturais.

A região, que compreende os municípios de Araguacema, Caseara, Lagoa da Confusão e Pium, tem características singulares, por ser área de transição entre os maiores ecossistemas brasileiros: a Floresta Amazônica e o Cerrado. Entre os atrativos, quem visita a região tem a oportunidade de desfrutar rios, praias, trilhas e igapós.

4 - Rio Azuis

O Rio Azuis está situado às margens da Rodovia TO-110, no município de Aurora do Tocantins. Com uma extensão de apenas 143 metros, o Azuis é considerado o menor rio do Brasil e o terceiro menor rio do mundo, de acordo com o Guinness Book (Livro dos Recordes). O rio possui águas transparentes, com pedras em seu leito de cor azul-esverdeado. É um ponto turístico muito frequentado no Tocantins, não só pela curiosa extensão, mas também pela beleza marcante.

O rio possui, em suas proximidades, alguns bares e restaurantes queservem bebidas e pratos típicos do Estado aos visitantes.

5 – Lagoa do Japonês

A Lagoa do Japonês fica localizada no município de Pindorama do Tocantins, a 220 km de Palmas, e é um aquário natural de água cristalina. O local tem atraído a atenção de muitos tocantinenses e turistas que buscam um lugar para curtir a natureza e se refrescar no intenso calor do verão.

6 – Cachoeiras de Taquaruçu

Distante apenas 32 km do centro de Palmas, o distrito de Taquaruçu é um lugar aconchegante, de gente hospitaleira, cheio de cachoeiras de águas frias, que tem atraído a cada dia mais pessoas.

A tranquilidade de Taquaruçu remete às pequenas cidades do interior do Brasil, as cachoeiras e o clima ameno contrastam com as altas temperaturas de outras cidades. São 82 cachoeiras catalogadas, paredões, grutas, córregos e mirantes, em um local onde o turista pode praticar atividades como rapel, tirolesa, trilhas - tanto a pé quanto de bicicleta - e se refrescar nas águas.

Entre os principais atrativos, estão Cachoeira da Roncadeira, Cachoeira Escorrega Macaco, Cachoeira do Evilson, Cachoeira do Vale do Vai Quem Quer, Cachoeira de Taquaruçu, Cachoeira do Sambaiba, Cachoeira Raizana, Cachoeira Pequena, Cachoeira Rappel, Cachoeira Caverna, Corredeira Rio São João e o Balneário Natureza.

7 – Praias Permanentes

As praias que possuem estrutura permanente contam com bares, restaurantes, estacionamento e segurança durante todo o ano. Dentre as principais praias permanentes do Estado estão as de Palmas (Graciosa, Prata e Arnos), Porto Nacional, Babaçulândia, Filadélfia, Brejinho de Nazaré, Paranã e São Félix do Tocantins.

As praias permanentes são ótimas opções de lazer e diversão para moradores e turistas.

8 – Praias Temporárias

De acordo com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), atualmente o Tocantins possui 68 praias. Dentre as temporárias, estão as dos municípios de Araguacema, Araguaína, Formoso do Araguaia, Guaraí, Ipueiras, Pau D’ Arco, Pedro Afonso, Itaguatins, Peixe, Araguanã, Tocantinópolis e Xambioá.

Mesmo com o fim da temporada de férias e das programações oficiais, as praias temporárias do Estado continuam sendo opção ideal para quem quer curtir o calor do verão tocantinense e pegar aquele bronze especial.

9 – Ilha do Canela

A Ilha do Canela fica a 3 km da margem direita da Capital e possui uma extensão de 45 mil metros quadrados. Para chegar até o local, é necessário procurar um barco na marina da Praia da Graciosa.

A ilha conta com infraestrutura de bares, área de camping e banheiros.

10 - Ilha do Paredão

Um paredão de mais de 30 metros de altura e águas cristalinas. A beleza da Ilha do Paredão ganhou o mundo por meio das redes sociais e fica no município no Miracema do Tocantins. Para chegar até a ilha, o turista conta com barcos que realizam a travessia. 

Tags: jalapão, turismo