Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luciano Ribeiro

Foto: Luciano Ribeiro

A Secretaria do Trabalho e da Assistência Social (Setas) realizou entre os dias 25 a 28, o 1º Mutirão de Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em Taquaralto, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Tocantins. O objetivo é atender a grande procura dos trabalhadores pelo serviço visto a importância do documento na vida profissional do trabalhador. Durante a ação mais de 200 carteiras foram emitidas e, nesta segunda-feira, 1° de agosto, segue para unidade do Sine Porto Nacional, Dianópolis e Conceição do Tocantins.

O serviço realizado por doze colaboradores do Sine funcionou durante os quatro dias com atendimento exclusivo para emissão da identidade profissional. Logo no início da manhã, acontecia à entrega de senhas com horário previsto de atendimento, o que proporcionou aos trabalhadores a opção de sair para realizarem outros afazeres e voltarem para serem atendidos.

Conforme a gerente Gerciane de Sousa, do Sine de Taquaralto, este é primeiro mutirão de 2016. “Essa a ação é de grande importância, porque conseguimos fornecer o documento básico para que a pessoa possa começar a trabalhar. Ela comentou ainda, “as carteiras solicitadas começarão a ser entregues a partir da próxima quarta-feira, 3, na própria unidade do Sine de Taquaralto”, disse.

O trabalhador Antonio Bezerra, 48 anos, ficou sabendo do mutirão e aproveitou a oportunidade de tirar um novo documento. “Essa é uma ação que beneficia a população que precisa trabalhar. Eu precisava retirar a segunda via da carteira e aproveitei para fazer hoje”, argumentou.

 Igor Machado Miranda, 16 anos, estava no evento para tirar sua primeira carteira de trabalho. “Acessei o site do Sine para pesquisar sobre o documento e fiquei sabendo do mutirão aqui no Taquaralto. Devido à situação do país, quero começar a trabalhar logo e ganhar meu dinheiro para garantir meu futuro”, explicou.

 A estudante Licinalva Nascimento Souza, 14 anos, adquiriu o documento durante o mutirão. "Quero começar a trabalhar cedo, ganhar meu dinheiro e ajudar minha família. Aqui foi tranquilo e rápido para fazer a carteira", disse.

Porto Nacional, Dianópolis e Conceição do Tocantins

Dos dias 01 e 02 de agosto, a ação acontece na unidade do Sine de Porto Nacional, localizada na Rua Bartolomeu Bueno, N º 2111, próximo a praça da cidade. 

Entre os dias 03 e 04, o serviço acontece no posto do Sine de Dianópolis, situado na Avenida Herculano Costa Rodrigues. A previsão é que neste período sejam emitidas mais 200 CTPS por meio do mutirão.

Já na sexta feira, 05, o mutirão acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na Rua José Leal 41, do município de Conceição do Tocantins. 

 Documentos

Os pretendentes deverão levar  consigo:

1ª via: RG, CPF, Comprovante de endereço e Certidão de Nascimento/Casamento.

2ª via:

*Carteira anterior cheia - RG, CPF, Comprovante de endereço, Certidão de Nascimento/Casamento e carteira anterior.

* Perda ou roubo: RG, CPF, Comprovante de  endereço, Certidão de Nascimento/Casamento, Boletim de Ocorrência  e  Extrato com número da carteira anterior (Pode ser emitido na Caixa Econômica Federal ou INSS).

 Mais de 15 mil carteiras entregues

De acordo com dados do setor de Monitoramento e Estatísticas do Sine, de janeiro de 2015 até esta última sexta-feira, 28, já foram emitidas em torno de 15.104 CTPS para os trabalhadores tocantinenses.