Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Humberto Camelo, juntamente com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de todas as unidades da federação, participa da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), na quarta-feira, 3, na sede da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), em Brasília. Entre os principais assuntos a serem discutidos está a reformulação das fontes de recursos dos fundos privados para ações de apoio à Defesa Agropecuária Estadual. 

De acordo com Humberto Camelo, o encontro será uma oportunidade debater e propor soluções visando reestruturar as formas de liberação de recursos através de convênios. “Levaremos nossas sugestões buscando melhorias e agilidade nos repasses dos fundos existentes. Há um consenso de que a economia gira em torno da agropecuária e, por isso, merece atenção especial”, destaca.

Outro tema a ser debatido é sobre o Grupo Especial de Atenção a Suspeita de Enfermidades Emergenciais (Gease), sua importância, composição, coordenação e harmonização de ações com entidades afins. Além disso, o seguro sanitário, entre outros.

Da Adapec, além do presidente Humberto Camelo, participa do Fonesa a diretora de administração e Finanças, Lindaura Aguiar de Morais.