O primeiro dia de greve dos servidores públicos estaduais do Quadro Geral, Unitins, Adapec, Ruraltins, Itertins, Naturatins e administrativos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) contou com quase 100% de adesão no interior e mais de 80% de adesão em Palmas.
Segundo dados enviados pelos próprios servidores e pelos diretores do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe), a greve alcançou todos os órgãos públicos em inúmeros municípios tocantinenses.
No final da tarde desta terça-feira, 9, o secretário da Administração, Geferson Oliveira Barros Filho, chegou a receber o Sisepe para conversar sobre a greve. No entanto, o Governo afirmou que não tem condições de pagar, portanto, não houve acordo na negociação e a greve continua por tempo indeterminado.
“O Governo do Tocantins não tem outra proposta a fazer aos servidores porque o que já foi apresentado aos sindicatos é o que está dentro das condições do Estado, ou seja, o compromisso é saldar os passivos em vez de conceder novos aumentos salariais”, disse o secretário de Estado da Administração, Geferson Barros, que se reuniu com o grupo de sindicalistas.
Na reunião com os representantes dos sindicatos também foi reforçada a disposição do governo para o diálogo com as categorias. O secretário lembrou que o não pagamento da data-base foi decisão já tomada por 24 estados e destes, 18 também não pagaram o reajuste salarial em 2015. Para Geferson Barros, o cenário aponta melhorias futuras e, assim que retomar sua capacidade financeira, o governo vai honrar com os direitos dos servidores.
Os sindicalistas reclamaram da receptividade aos grevistas nos órgãos, mas o secretário destacou que não há qualquer decisão do Estado ou do grupo gestor para restringir a ação dos grevistas. Ele manifestou apenas que é preciso preservar o acesso aos prédios públicos e garantir o direito de quem quer trabalhar.
Secretário da Comunicação
O secretário estadual da Comunicação, Rogério Silva, afirmou que o Governo do Estado não tem o levantamento oficial dos servidores que aderiram ao movimento paredista, entretanto, em contato com o site Conexão Tocantins, fez questão de salientar que o movimento não prejudicou o atendimento ao público: "Não há registros de prejuízos", frisou, admitindo que apenas o Detran e Adapec tiveram suas atividades parcialmente afetadas no interior do Estado.
Silva fez questão de salientar que o Estado do Tocantins vem se esforçando para cumprir seus compromissos com os servidores e disse que o Governo depende inclusive de repasses federais para manter a folha em dia. Segundo ele, a folha do Estado, hoje, gira em torno de R$ 290 milhões. Ainda segundo o secretário os próprios servidores do setor fiscal divulgaram recentemente que a arrecadação do Governo foi de R$ 200 milhões, o que, segundo ele, não é suficiente sequer para quitar a folha salarial.
O secretário também lembrou que o Governo vem tomando medidas para enxugar suas despesas e já extinguiu, inclusive, cerca de 3 mil cargos entre comissionados e temporários. Segundo ele, apesar de todas as dificuldades, ainda assim o Tocantins se encontra em melhor situação quando se trata de cumprir compromissos com os servidores. Silva lembrou que pelo menos 8 estados da federação estão parcelando ou escalonando salários dos seus servidores, o que não acontece atualmente no Tocantins. O secretário adiantou que o Estado já vai pagar a folha de julho.
Abaixo o balanço parcial da adesão dos servidores no primeiro dia da greve, segundo o Sisepe.
Cidade Órgão de Adesão Adesão no 1° Dia
Palmas - Adapec, ATR, Ageto, Banco do Empreendedor, CGE, Redesat, Unitins, Ruraltins, Igeprev, Itertins, Naturatins, Jucetins, Secad, Seduc, Sefaz e Coletoria, SEINF, Sesau, SSP, Cidadania e Justiça, Seagro, SEC. DES. Econômico, SEC. Meio Ambiente, Seplan, Procon, Setas, Secom. 81,25% de adesão.
Miracema - Ruraltins, Sefaz e Coletoria, Adapec, Detran, Hospital Regional. - 100%.
Paraíso - Ruraltins, Sefaz e Coletoria, Adapec, Detran, Hospital Regional, Dertins, Naturatins, IML, Instituto de Identificação. Quase 100% de adesão com exceção do Hospital Regional que teve adesão parcial.
Pedro Afonso - Ruraltins, Sefaz e Coletoria, Adapec, Naturatins, SSP (Delegacia de Polícia ), Detran. 100% de adesão.
Guaraí - Dertins, Detran, Procon, Sefaz e Coletoria, Adapec, Ruraltins. 100% de adesão.
Colinas - Dertins, Detran, Procon, Sefaz e Coletori, Sefaz - Delegacia, Adapec, Ruraltins, Naturatins. 100% de adesão.
Araguaína - SSP (Complexo de Del. Polícia Civil), Adapec, IML, Detran, Sefaz, Naturatins, Setas-Sine, Secad – É Pra Já, Ageto (Dertins), Ruraltins. 100% de adesão.
Araguatins - Seduc- Delegacia Regional de Ensino, Naturatins, Sefaz – Coletoria, Sefaz - Delegacia, Adapec, Procon, Detran, Ruraltins - Escritório Local, Ruraltins – Delegacia Regional. 100% de adesão.
Augustinópolis - Detran, Sefaz, Coletoria, Adapec, Ruraltins. 100% de adesão.
Tocantinópolis - Naturatins, Sefaz, Procon, Ageto (Dertins), Adapec, Ruraltins, Detran. 100% de adesão.
Gurupi - Sefaz – Delegacia Regional, Sine, È Pra Já, Naturatins, Detran, Procon, Adapec, Dertins, Ruraltins Regional, Polícia Civil (Criminalística). Apenas o É Pra Já não aderiu.
Peixe - Adapec, Sefaz e Coletoria, Ruraltins. 100% de adesão.
Porto Nacional -Ruraltins, Adapec, Detran, Dertins, SSP, Procon. Quase 100% de adesão, com exceção do Procon que teve adesão parcial.
Natividade - Sefaz e Coletoria, Ruraltins, Adapec, Detran. 100% de adesão.
Almas - Sefaz e Coletoria, Ruraltins, Adapec. 100% de adesão.
Porto Alegre - Ruraltins, Adapec. 100 % de adesão.
Dianópolis -- Sefaz e Coletoria, Dertins, Naturatins, Ruraltins, Adapec, Jucectins, Procon, Sine, Detran. Quase 100% de adesão com da Adapec que teve adesão parcial.
Novo Jardim - Sefaz e Coletoria. 100% de adesão.
Taguatinga - Sefaz, Delegacia Regional, Adapec, Ruraltins, Detran. 100% de adesão.
Lavandeira - Sefaz, Delegacia Regional, Adapec, Ruraltins, Detran. 100% de adesão.
Em Combinado, Arraias, Itacajá, Filadélfia e Formoso do Araguaia todos os órgãos participam da greve, com adesão de 100%.
(Atualizada às 20h30)