Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Referência em tratamento de câncer em todo o País, o Tocantins deverá ter, em breve, uma unidade do Hospital do Câncer de Barretos, que será construído em Luzimangues, distrito de Porto Nacional. A notícia foi confirmada ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, na manhã desta quarta-feira (10/08) pelo coordenador de captação de recursos do Hospital do Câncer de Barretos, Juca Carvalho, o coordenador do Hospital do Câncer do Tocantins, Leonel Dias e a coordenadora do Hospital do Câncer em Palmas, Ana Paula Bichuette.

Na ocasião, os representantes do Hospital do Câncer de Barretos solicitaram a parceria do Sistema FAET/SENAR para contribuir com a construção desta unidade hospitalar no Tocantins, uma vez que, segundo os coordenadores, a obra é realizada através de doações e de ações voluntárias, a exemplo de um grupo de empresários do Tocantins, que já doou uma área de 40 mil metros quadrados para a construção da futura sede do centro oncológico, e de uma equipe de arquitetos tocantinenses que elaborou o projeto.

Paulo Carneiro falou da importância da construção desta unidade hospitalar e destacou a excelência dos serviços prestados pelo Hospital de Barretos para pacientes de todo o Brasil. “Vamos reunir todos os presidentes de Sindicatos Rurais do Tocantins para nos unirmos nesta causa, que antes de ser social, é humana”, declarou Paulo Carneiro, acrescentando que poderá ser realizado um Leilão Solidário, onde parte dos recursos arrecadados será doada para a construção do hospital.

O presidente também destacou os programas preventivos de saúde desenvolvidos pelo Sistema FAET/SENAR, como o Útero é Vida, que realiza exames papanicolau, e o Porquê Saúde é Amor, que também faz exames preventivos contra o câncer de próstata. “Através de nossa unidade móvel de saúde, conseguimos levar estes atendimentos a homens e mulheres que trabalham no campo, longe dos hospitais e postos de saúde”, disse Carneiro. 

Hospital de Câncer de Barretos

A missão do Hospital de Câncer é promover saúde através de atendimento médico hospitalar qualificado em oncologia, de forma humanizada, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e apoiado em programas de prevenção, ensino e pesquisa.