Esporte

Foto: Elias Oliveira Corredora Amanda Oliveira durante a chegada dos 1.000 metros na pista da UFT Corredora Amanda Oliveira durante a chegada dos 1.000 metros na pista da UFT

Cerca de 700 atletas de todo o Estado iniciaram, na manhã desta sexta-feira, 12, a fase final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A competição irá até o dia 20, e reúne jovens na faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, na disputa de oito modalidades individuais. A partir do dia 16, os judocas e as equipes das quatro modalidades coletivas iniciam as disputas nos tatames e nas quadras desportivas de Palmas.

Nesta primeira fase das finais estaduais dos Jets, estão sendo disputadas oito modalidades: atletismo, na pista da Universidade Federal do Tocantins (UFT); ciclismo, no Kartódromo Rubens Barrichello; badminton, na ETI Padre Josimo; natação, no Colégio COC; tênis de mesa e xadrez, no CEML Ulbra (Av. JK); vôlei de praia, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e ginástica rítmica, na Igreja Sibapa.

Nem mesmo o sol forte foi motivo para tirar a vontade e a determinação dos atletas durante a disputa das várias provas de atletismo programada no roteiro dos Jets. Na prova dos 800 metros masculino, o vencedor foi o atleta Fernando Ferreira da Silva. O garoto de apenas 16 anos desbancou outros sete competidores.

Segundo o estudante, apesar do forte calor, a vontade de vencer superou essa adversidade. “Cheguei muito cansado aqui no ponto final, mas estou feliz por ter conquistado a vitória. Meu sonho é representar o Tocantins na etapa nacional, no mês de setembro, em João Pessoa (PB)”, comentou. Para confirmar sua presença nos Jogos Escolares da Juventude, contudo, o atleta precisa que seu tempo esteja dentro do índice classificatório para a competição nacional.

Já Amanda Rodrigues, de Novo Acordo, venceu a prova dos 1.000 metros. Bastante desgastada pela competição e pelo forte calor, ela destacou seu desempenho na prova. “Foi muito bom chegar na frente, mas o calor estava insuportável”, comentou a garota, que disse ter iniciado no atletismo há dois anos.

Sábado

Neste sábado, 13, os atletas voltam ás arenas da AABB para as finais do vôlei de praia. Além disso, no CEML Ulbra os mesatenistas decidem a competição e a pista da UFT recebe, a partir das 7h30, as finais do atletismo.

Pista de atletismo

Esta é a primeira vez que os Jets contam com uma pista de atletismo dentro de padrões internacionais de competição. Este é o diferencial da competição neste ano e pode contribuir para incentivar a prática do esporte no Tocantins, conforme o técnico responsável pela Gerência de Desporto Educacional da Seduc, Cláudius Vinícius de Souza. “Essa pista da UFT é uma grande novidade que temos para este ano. Os nossos atletas terão, com ela, contato com uma estrutura com dimensões e especificações oficiais para uma competição de Atletismo”, completou.