Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os médicos que atuam no serviço público estadual de saúde decidiram iniciar a greve geral da categoria na próxima terça-feira, 16 de agosto.  A greve dos médicos vai atingir os atendimentos ambulatoriais e as cirurgias eletivas. Serviços de urgência e emergência serão mantidos.

A decisão foi unânime em assembleia na noite dessa quinta-feira, 11, na sede do Sindicato dos Médicos no Tocantins (SIMED/TO). O Simed, como os demais sindicatos que compõem o movimento grevista, cobra do Governo do Tocantins o pagamento dos retroativos da revisão geral anual (data-base) de 2015, bem como a implantação da revisão geral anual (data-base) de 2016.

“Esta é a primeira vez, em 27 anos de existência, que o Simed publica um edital convocando os médicos para decidirem sobre uma greve. Até hoje, sempre conseguimos manter os serviços de saúde funcionando através de muita conversa e negociação com o governo, demais sindicatos da saúde e os profissionais. Mas chegamos ao limite das negociações que não estão sendo cumpridas”, explica Janice Painkow, presidente do Simed.

Com a assembleia de ontem, o Simed agora tem 72 horas para realizar os trâmites legais para por a greve em prática. Este prazo se encerra na segunda-feira, 15, e, na terça-feira a paralisação começará efetivamente.