Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Manifestação dessa quinta-feira em Campos Lindos Manifestação dessa quinta-feira em Campos Lindos
  • Prédio da delegacia desativado há quatro anos, segundo moradores

Os 9.408 mil moradores no município tocantinense Campos Lindos, a 290,07 km de Palmas, divisa com o Estado do Maranhão, vem sofrendo com a falta de segurança na cidade. Afrontados pela violência, jovens e comerciantes realizaram nesta última quinta-feira, 11 de agosto, uma manifestação na cidade pedindo providências ao poder público. 

De acordo com Sônia Maria Aguiar, moradora e uma das organizadoras da manifestação, o município conta apenas com dois policiais para combater a criminalidade local. A delegacia da cidade está desativada há quatro anos e uma casa alugada estaria servindo de prisão. "Olha, em Campos Lindos vem acontecendo há muito tempo (onda de violência). Eu tive um problema sério aqui na minha casa porque aqui está tendo uma onda de maconha, de traficantes, de tudo na cidade. Assalto sempre teve, mas não era igual agora e de um mês para cá o negócio foi ficando alarmante. Aqui tem dia tendo dez, onze, doze assaltos por dia, numa cidadezinha desse tamanho. A população está em pânico dentro de Campos Lindos", lamentou Sônia. 

Ainda de acordo com Sônia, chega 20 horas, não encontra-se portas abertas. "Das oito horas da noite não tem uma porta mais aberta em Campos Lindos. Nem as crianças estão podendo mais ir para as escolas porque estão roubando na frente das escolas, assaltando as crianças, é terrível. Os comerciantes todo dia são dois, três comércios que estão roubando por dia", disse. Segundo Sônia, o prefeito do município, Jessé Pires Caetano tampou os olhos para a violência. "O prefeito tampou os olhos porque até uma criança que você perguntar aqui em Campos Lindos o lugar que tem boca de fumo, que estão os malandros daqui eles sabem. Mas o prefeito, o poder público, nunca fizeram nada. Está terrível aqui e a população pedindo providências, pedindo policiamento para cá", frisou. 

Por não ter delegacia, os acusados por crimes graves são encaminhados para Araguaína, segundo Sônia. "Nós não temos delegacia. Aqui quando pegam malandro eles jogam dentro da casa e quando dá meia hora eles saem, saem junto com quem foi roubado. Quando é um crime mais grave levam para Araguaína". 

Um gerente de um mercado na cidade, que preferiu não identificar-se, disse que nessa quarta-feira, 10, o mercado em que trabalha foi assaltado por dois bandidos armados. Segundo ele, às 19h30min, os meliantes chegaram, anunciaram o assalto, roubaram os celulares de dois clientes e o dinheiro do caixa. “Isso aqui virou rotina”, resumiu. 

Segundo uma moradora de Palmas/TO mas com toda sua família residindo em Campos Lindos, que preferiu não divulgar nome, os assaltos na cidade são constantes aos supermercados e à população. "Passei minhas férias lá e toda a minha família mora lá. Todo mundo reclamando, teve dia de assaltarem três ou quatro supermercados, de dia, não tem lógica isso. A população já não se sente segura em sair de casa, em uma cidade tão pequena. Há alguns dias foram assaltados quatro pontos comerciais e objetos nas ruas", informou. 

Prefeitura 

O Conexão Tocantins tentou contato com o prefeito da cidade, Jessé Pires Caetano, no entanto, por não estar na Prefeitura, ouvimos o secretário de Administração, Franceone Arantes. O secretário não negou que Campos Lindos venha sofrendo altos índices de violência, mas informou que o poder público vem tentando coibir a insegurança local. "Ontem teve essa manifestação mas ao mesmo tempo que teve essa manifestação, ontem houve uma reunião também no auditório da Câmara. A Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, e parte da comunidade representada por alguns comerciantes batendo nessa tecla justamente de segurança pública, procurando uma solução para a comunidade, para a nossa cidade", afirmou. 

De acordo com o secretário, a população campolindense coloca toda a culpa da violência na Prefeitura. "Na rua se você for andar vai ouvir isso aí, só que na cabeça da comunidade, não generalizando, mas de muitos, eles pensam que a Prefeitura é a única responsável por isso o que na verdade não é. A Prefeitura inclusive ela faz a parte dela muito bem feita. Tem uma proposta do Estado de parceria para a gente estar dando um apoio para a polícia aqui, para a Polícia Militar no caso, de ajuda de custo e na verdade aqui em Campos Lindos a Prefeitura não faz só essa ajuda de custo, ela mantém a Polícia Militar. É ela que é a responsável pela alimentação do efetivo, pagamento de aluguel da casa da Polícia Militar, tudo o que eles dependem é a Prefeitura que sustenta", informou. O secretário informou que duas casas são alugadas: uma para a Polícia Militar e outra para a Polícia Civil. 

Sobre a delegacia, o secretário informou que o prédio foi desativado por ser antigo e apresentar problemas na estrutura. "Estava quase para cair nos policiais. A própria Prefeitura optou por alugar uma casa e colocá-los lá", disse. O secretário confirmou que são apenas dois policiais para atender a cidade por haver revezamento. "Nunca faltou policial para atender ninguém, tanto delegado quanto agente", explicou. 

Para Franceone, não só Campos Lindos é vítima da insegurança. "Infelizmente é uma coisa que não está acontecendo só aqui. A gente vê que está acontecendo no Estado inteiro, aliás no Brasil inteiro", frisou. 

Segundo o secretário, amanhã, 13, haverá uma força tática atuando no município durante todo o dia e noite. Questionando sobre o que estaria motivando o aumento da violência no município, o secretário Franceone disse não saber ao certo. “Na verdade a gente não sabe o que está acontecendo. Uma das coisas é que a gente está na divisa com o Maranhão, próximo da cidade de Balsas, uma cidade já conhecida, uma cidade violenta”. Segundo o secretário, o pouco policiamento pode estar contribuindo. “Campos Lindos hoje é o maior produtor de grãos do Tocantins então isso, queira ou não, tem relação”, completou. 

Conexão Tocantins solicitou informações a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/TO) e Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) e aguarda posicionamentos sobre as medidas que serão tomadas para conter a violência no município.