Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No terceiro dia do Violas Brasileiras do projeto Sonora Brasil do Sesc quem vai tomar a cena são as Violas em Concerto nesse sábado, dia 13 de agosto, com Fernando Degui (PR) e Marcus Ferrer (RJ). Os músicos se apresentam às 20h no Teatro Sesc Palmas, que fica no Centro de Atividades da 502 Norte. Os ingressos têm os valores de R$ 6,00 (usuário); e R$ 3,00 (comerciário/estudante/idoso) e estarão disponíveis para a venda com uma hora de antecedência na bilheteria do Teatro.

O Violas em Concerto coloca em ação esse duo que apresenta a viola no ambiente de concerto com um repertório que viaja do período colonial no Brasil ao aos dias atuais, utilizando o cancioneiro de compositores contemporâneos. Marcus Ferrer, carioca, é compositor, violonista e violeiro, mestre em composição pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desde os anos 1980 estuda a viola e lançou em 2009 o álbum “Viola em Concerto”. Fernando Degui, paulistano de Santo André, mas radicado em Curitiba (PR), trabalha na composição, recuperação, divulgação e ensino de viola brasileira. É autor de composições que exploram as possibilidades desse instrumento, por meio das suas tantas afinações possíveis e dos mais variados estilos musicais.

Violas Brasileiras

O Violas Brasileiras revela o grande momento das violas no país e busca ressaltar esses instrumentos de cinco ordens de cordas dedilhadas, que cada vez mais marcam presença na música brasileira do século 21. O Sonora Brasil mostra essas violas brasileiras, o que as caracterizam, o que têm em comum entre si e a sua diferenciação com relação aos outros instrumentos. Um panorama da viola e de suas variantes: Violas Caipiras (SP), Violas em Concerto (PR e RJ), Violas no Nordeste (PE e BA) e Violas Singulares (MT, SP e TO)

Sonora Brasil Sesc

O projeto Sonora Brasil procura despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre as formas de difusão da música no país, incentivando tanto novas práticas, quanto novos hábitos de apreciação musical, por meio da promoção de apresentações de caráter acústico, em um formato que valoriza a autenticidade das obras sonoras e de seus autores.