Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Manoel Junior
  • Lagoa da Confusão e Formoso continuam sendo os maiores produtores, mas outros municípios estão apostando na cultura, como Rio dos Bois e Porto Nacional
  • No São João o produtor Marcelo Galati colheu a primeira safra, numa área de 14 hectares, 630 toneladas da fruta, com uma produtividade de 45 toneladas por hectares
  • O projeto hidroagrícola São João, no município de Porto Nacional aposta também na produção de grande escala no cultivo da melancia

O Tocantins é o segundo estado do País na produção de melancia, tornando uma atividade econômica em expansão. Nesta época do ano, que começa em junho e vai até setembro, a produção mostra o potencial na colheita. Os municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia continuam sendo os maiores produtores dessa cultura, mas outros municípios também estão apostando na cultura, como Rio dos Bois e Porto Nacional, este último por irrigantes do projeto Hidroagrícola São João.

Segundo o secretário de Agricultura do município de Lagoa da Confusão, Daniel Garcia, apesar de queda na produção de melancia na região, os produtores continuam apostando nesta cultura. “É uma produção considerada economicamente no município, pois a melancia da região, tanto é comercializada no Tocantins, como ganha espaço na exportação para estados do Centro-Oeste, Bahia, Norte, Sudeste, Bahia e Rio Grande do Sul”, disse.

A tecnologia utilizada na região de várzea no sistema de produção subirrigação, torna o cultivo da fruta altamente produtiva e de boa qualidade. O município de Lagoa da Confusão, maior produtor do Estado, nesta safra 2016, deve colher 512 mil toneladas, numa área de 12,8 mil hectares e uma produtividade de 40 toneladas por hectares.

Já o município de Formoso do Araguaia, segundo informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2014, o município produziu 18,56 mil toneladas, numa área de 928 hectares, alcançando a mesma produtividade de 40 toneladas por hectares.

De acordo com o engenheiro agrônomo e gerente de Agricultura da Seagro, Genebaldo Queiroz, estes dois municípios possuem um potencial produtivo diferenciado. “O próprio sistema de produção na região de várzea, no sistema subirrigaçao, aliado as condições climatológicas, umidade relativa baixa e temperatura alta, reduz a incidência de pragas e doenças tornando um fruto de boa qualidade” informou.

Diversificação

O projeto hidroagrícola São João, no município de Porto Nacional aposta também na produção de grande escala no cultivo da melancia, a exemplo do produtor Marcelo Galati, que diversificou a sua produção entre abacaxi e melancia. Iniciando este ano, utiliza o sistema de produção por gotejamento. Ele colheu a primeira safra, numa área de 14 hectares, 630 toneladas da fruta, com uma produtividade de 45 toneladas por hectares.

A sua expectativa é expandir para o próximo ano, atualmente colhe a segunda etapa de plantio com 18 hectares e, ao mesmo tempo, iniciou o plantio de mais 70 hectares, com colheita prevista para os meses de novembro e dezembro. “A minha intenção é diversificar a produção, tanto o abacaxi como a melancia, ambos são frutos de muita aceitação no mercado. A minha produção já tem destino certo nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, informou.