Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Aldemar Ribeiro No Tocantins os povos Krahô têm uma população estimada em 3 mil pessoas No Tocantins os povos Krahô têm uma população estimada em 3 mil pessoas

A Aldeia Manoel Alves, localizada em Itacajá, a 295 Km da Capital, será palco, mais uma vez, dos Jogos Tradicionais dos Povos Krahô. Em sua terceira edição, o evento, que acontecerá de 17 a 22 de agosto, busca fortalecer a cultura dos povos. Aproximadamente 200 indígenas de 24 aldeias participam do evento. Além dos Krahô de Itacajá são esperados para os jogos os Krahô kanela de Lagoa da Confusão.

A cerimônia oficial de abertura está prevista para as 16h dessa quarta-feira. Às 18h haverá o acendimento do fogo ancestral indígena e discursos das lideranças Krahô.

Além das atrações culturais, nos seis dias de competição serão disputadas as seguintes modalidades: futebol de campo masculino e feminino, arco e flecha, corrida de tora masculino e feminino, tiro ao alvo, tiro livre sobre o chão e sobre a palha.

Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), professora Wanessa Sechim, “reconhecer e preservar as organizações dos povos indígenas é um direito constitucional, e nosso dever enquanto nação. Durante os jogos todos participam, os mais velhos como orientadores tradicionais, transmitindo as experiências, já os jovens, além de aprender, se destacam no atletismo”, disse.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Educação Indígena, Cleide Araujo Barbosa, neste ano, a Seduc é parceira dos jogos, mas a partir de 2017 a disputa fará parte do calendário letivo das escolas indígenas. “Este tipo de evento contribui com os objetivos da Educação Escolar Indígena, que é preservar os costumes e tradições, bem como reafirmar suas identidades enquanto povo”, disse.

A programação contará ainda, além das competições esportivas, com apresentações culturais nos dias 18,19 e 20 e desfile da Garota dos Jogos Krahô no domingo, 21.

Cultura Indígena

No Tocantins, os povos Krahô têm uma população estimada em três mil pessoas distribuídas em 28 aldeias. A corrida de tora é a riqueza cultural e esportiva mais presente entre os Krahô e representa a força e o vigor de mulheres e homens.