Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) aprovou, no fim da tarde dessa terça-feira (16/8), a requisição de Força Pública Federal, para atuar durante as eleições municipais desse ano, nas aldeias indígenas da 23º Zona Eleitoral de Pedro Afonso.

Em virtude da região possuir históricos de conflitos e por se tratar de área indígena, é imprescindível a presença de Força Federal para garantir a segurança durante o pleito eleitoral, evitando possíveis contratempos. A requisição da Força Federal está prevista no Código Eleitoral e regulamentada pela Resolução/TSE nº 21.843/2004.

A Força irá atuar durante a votação na Seção Eleitoral nº 104, na sede da Escola Indígena Wakrero Kâtopkuze, localizada na Aldeia Lageado pertencente ao município de Pedro Afonso. 

Parte do território do município de Pedro Afonso é terra do povo Xerente e se estende até o município vizinho de Tocantínia. O município ainda possui outras três aldeias indígenas: Aldeia Santo Antônio, Olho D’água e São José. E os indígenas destas aldeias votarão na Aldeia Lageado