Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Os alunos embarcaram nesta quinta-feira, para participar da competição brasileira, que será realizada no sábado, 20

Os alunos embarcaram nesta quinta-feira, para participar da competição brasileira, que será realizada no sábado, 20 Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira Os alunos embarcaram nesta quinta-feira, para participar da competição brasileira, que será realizada no sábado, 20 Os alunos embarcaram nesta quinta-feira, para participar da competição brasileira, que será realizada no sábado, 20

Estudantes do Colégio João XXIII, de Colinas do Tocantins, que representam o Estado na Olimpíada Nacional em História do Brasil 2016 embarcaram nesta quinta-feira, 18, para Campinas-SP, para participar da competição brasileira, que será realizada no sábado, 20, e domingo, 21, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os alunos cursam a 3ª série do ensino médio e integram duas equipes: "Viemos para fazer história", formada pelas estudantes Caroline Mendes da Silva, Emilly Maria Magalhães e Letícia Vieira de Morais; e “Os Brutos”, composta pelos educandos Mateus Eduardo da Silva, Murilo de Oliveira Pires e Filipe Sousa Silva. A professora Aletícia Rocha é responsável por orientar os dois grupos na competição.

Para preparar o grupo para a competição e aumentar as chances de serem medalhistas, Aletícia realizou um treinamento intenso no mês de julho com os educandos. “Repassamos os conteúdos, revisamos as provas anteriores e fizemos um simulado com o intuito de aumentar a confiança deles para a etapa final. A nossa expectativa é trazer um bom resultado para o Tocantins. Os alunos estão preparados e muito motivados, já que este é o último ano de participação deles na competição”, frisa.

De acordo com o estudante Mateus Eduardo, o objetivo das equipes é levar o nome do Estado para o cenário nacional e incentivar outros estudantes a competirem. “Nossa intenção inicial era só participar, mas nos empenhamos e fomos os melhores do Tocantins e da região Norte nas seletivas. Estamos orgulhosos e agora vamos com tudo para a final”, relata.

A diretora Regional de Educação de Colinas, Teônia Cássia de Moura Medeiros, está confiante em conquistar um resultado de destaque para o Tocantins. “Já somos os melhores da Região Norte e estamos entre os melhores do País. Os alunos estão eufóricos com a viagem por sair do Estado pela primeira vez e por participar de um evento nacional. Eles já são um exemplo para o Colégio. É o trabalho da Educação e da Diretoria Regional em destaque”, ressaltou.

A olimpíada é elaborada pela Unicamp e, desde 2009, propõe aos alunos o desafio de estudar a história do Brasil por meio de textos, documentos e mapas. Nesta edição, se inscreveram 10,6 mil equipes. Destas, 275 chegaram à final, sendo 164 equipes de escolas do Nordeste, 79 do Sudeste, 18 do Norte, oito do Centro-Oeste e seis do Sul.