Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (Democratas/TO) está em Jaipur, na Índia, participando da Reunião do Fórum de Mulheres Parlamentares do BRICS. Ela preside a delegação de parlamentares mulheres designadas pelo Presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, para participarem do encontro.

Com o tema "Mulheres parlamentares: Meios para alcançar o Desenvolvimento Sustentável", o evento debaterá as ações, objetivos e a agenda global de desenvolvimento; seus problemas e desafios, bem como o papel das mulheres parlamentares no engajamento dos cidadãos nesse assunto.

“É uma missão oficial de caráter de estado com temas extremamente importantes a serem debatidos. Se levarmos em consideração que nos países do BRICS vive 40% da população do planeta, o que for decidido nesse encontro deve ser estimado. Os países do BRICS têm uma influência muito importante sobre os problemas ambientais global”, explicou Professora Dorinha.

Além de debater sobre desenvolvimento econômico e sustentável e proteção do meio ambiente, o evento debaterá a inclusão social e o papel da mulher parlamentar no engajamento da população. “É importante destacar que temos em nossos Estados a força feminina nos parlamentos e a luta pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres não é um objetivo isolado. A participação ativa das mulheres deve ser promovida em todos os aspectos da vida econômica, social e política”, disse.

Também participam da reunião em Jaipur as parlamentares Dâmina Pereira, Geovania de Sá, Bruna Furlan e Leandre Dal Ponte.

Sobre o BRICS

BRICS é formado pelas iniciais dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (do inglês South Africa). As nações que constituem o BRICS possuem potencial para superar as atuais grandes potências mundiais em um período de até cinco décadas. Ao contrário do Mercosul ou da União Europeia, o BRICS não pode ser reconhecido como um bloco econômico oficial, pois não possui um estatuto ou registro formal. O BRICS funciona apenas como um mecanismo político internacional de cooperação mútua entre os países integrantes.