Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), realiza nesta terça-feira, 23, o mutirão de emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) na cidade de Guaraí. Neste município, a ação, que começou ontem, acontece juntamente com as atividades descentralizadas da Setas que levam informações e oportunidade de geração de renda às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).

Localizado a 183.62 km de Palmas, Guaraí não possui o serviço de emissão de carteira de trabalho e, para garantir o acesso ao documento ao maior número possível de pessoas, o Sistema Nacional de Emprego –TO (Sine) mobilizou cidades do entorno como Presidente Kennedy, Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Colméia, Fortaleza do Tobocão, Tupiratins, Itapiratins, Recursolândia, Miranorte e Rio dos Bois. Para a gerente do Sine de Guaraí, Marivânia Santiago, esta é uma boa oportunidade de suprir a demanda da região. “Nó fizemos divulgação nas rádios municipais e esperamos um grande número de emissão aqui. Tanto a população de Guaraí, quanto a dos municípios vizinhos vai ser beneficiada com este serviço”, analisa.

Em Guaraí, o atendimento será de 8h às 18h, no Centro de Convivência da cidade, localizado na Rua Matogrosso, número 2575. Neste espaço também, uma equipe da Setas levando informações e oportunidade de geração de renda às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF, em ação intersetorial com as Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Saúde (Sesau) que tem como objetivo atender os municípios prioritários que foram apontados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Mutirão

O mutirão de emissão de CTPS é resultado da soma de forças entre Sine e Ministério do Trabalho de Palmas e teve início em julho deste ano. O Serviço já foi realizado em Palmas, Porto Nacional, Dianópolis, Conceição do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Araguaçu, Figueirópolis, Formoso do Araguaia e Gurupi.

Ações descentralizadas

As equipes da Setas, Secretaria de Educação e Saúde, iniciaram em dia 15 de agosto,  a Ação Intersetorial do Programa Bolsa Família (PBF) que tem como objetivo orientar técnicos que atuam no monitoramento da execução do Bolsa Família, Cartão do Idoso e Cadastro Único. Concomitantemente a essa programação, as famílias beneficiárias do PBF poderão participar dos cursos ofertados pelo Projeto Apoiando e Acreditando nas Famílias do Estado do Tocantins (AAFETO) e realizar emissão de carteira de trabalho do Sistema Nacional de Emprego (Sine).