Cultura

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Tocantins o grupo de teatro “Oigalê”, do Rio Grande do Sul, apresenta o espetáculo “Circo de Horrores e Maravilhas - Nosso Norte é o Sul”. A peça teatral vai ser apresentada nesta sexta-feira, 26, às 19 horas, no Parque Cesamar, no sábado às 20 horas Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu e no domingo, às 19h na Feira do Bosque. A entrada é gratuita nos três dias de apresentações. O espetáculo de rua também vai contar com a linguagem das libras e audiodescrição aberta.

A montagem pretende levar ao público uma reflexão sobre as diferenças humanas de forma descontraída e com muito bom humor. A montagem é uma farsa baseada nos tradicionais circos dos horrores do início do século passado, que exibiam pessoas 'diferentes' como objetos de diversão. A atração faz parte de um projeto contemplado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016.

Com uma linguagem lírica e muita poesia, o espetáculo trata sobre a exclusão social. O gigante e as siamesas são algumas das atrações internacionais que descortinam as histórias contadas pelas as atrizes. O público ainda pode se maravilhar com a trama de mulheres que evidenciam a superação de dificuldades, frequentemente vividas por aqueles que não se enquadram nos padrões de normalidade impostos pela sociedade.

A montagem partiu do texto dramatúrgico e de improvisações, por meio da pesquisa de uma linguagem de ampliação corporal, jogo e composição de imagens apropriadas à dramaticidade dessas figuras.

O espetáculo, com 50 minutos de duração, também leva aos presentes a música, que é executada ao vivo pelas próprias atrizes, com a ajuda de instrumentos populares, como a sanfona.

Temporada

Durante os meses de agosto e outubro de 2016 a Oigalê executará o projeto “Circo de Horrores e Maravilhas - nosso norte é o sul”, selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2015/2016, onde levará o mais novo espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” (2013) a três estados da região Norte (Acre, Tocantins e Roraima). Serão nove apresentações do espetáculo de teatro de rua “Circo de Horrores e Maravilhas” pelos parques, largos e praças das cidades contempladas (Rio Branco e Bujari/AC, Palmas/TO e Boa Vista/RR), com a utilização dos recursos de audiodescrição aberta e libras, sempre seguidas de debate aberto ao público presente.

Oigalê

A Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais é um grupo de teatro que vem desenvolvendo um trabalho contínuo de pesquisa de linguagem. Nessa trajetória de 17 anos ininterruptos, consolidou-se nacionalmente como um coletivo referencial para o teatro de rua. Desde sua criação uma das principais ações do grupo é proporcionar o acesso ao teatro de rua de qualidade para a população.

Programação

Dia 26- Sexta- Parque Cesamar – 19h

Dia 27- Sábado - Praça de Taquaruçu – 20h

Dia 28 - Domingo - Praça do Bosque – 19h